Notícia

Câmara abre consulta para mudar nome de avenida para 'Araceli'

Se a maioria votar pela alteração, haverá coleta de assinaturas para serem anexadas a um projeto de lei

Avenida Dante Michelini
Avenida Dante Michelini
Foto: Reprodução Internet

Uma consulta pública lançada no Facebook quer saber a opinião dos moradores de Vitória sobre uma possível alteração do nome da Avenida Dante Michelini para Araceli Cabrera Crespo. A enquete foi publicada nesta quinta-feira (2) pela Câmara de Vereadores de Vitória e possuía — às 16 horas — 745 participações. Quase a totalidade, 93,7%, votou que sim, que o nome deve ser alterado, contra 6,3% que prefere que a avenida permaneça como Dante Michelini.

Segundo o presidente da Câmara, Vinícius Simões (PPS), a consulta pública tem como objetivo compreender o que a população pensa a respeito da mudança. "Apesar de a enquete não ser uma ferramenta oficial, ela fundará um suporte muito grande para formularmos um projeto de lei que é o mecanismo oficial. Para ele ser proposto, vamos precisar de 60% das assinaturas dos moradores e comerciantes da via. Assim, a enquete é um pontapé inicial para coletar essas assinaturas posteriormente", explica.

> Que fim levou o caso Araceli?

A troca do nome da rua, de acordo com Vinícius, não é uma simples mudança. Trata-se de uma história e envolve uma causa. Durante o mês de maio, o tema de violência contra as crianças teve destaque já que no dia 18 foi comemorado o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças em homenagem a Araceli. A menina, de apenas 8 anos, foi sequestrada, drogada, violentada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, em 1973. Neste ano, o caso completa 44 anos e os agressores nunca foram punidos. Diante desta discussão, Vinícius contou que as pessoas sempre o cobravam para mudar o nome da Avenida Dante Michelini.

Assassinato de Araceli é um dos casos mais emblemáticos do país; ninguém foi punido
Assassinato de Araceli é um dos casos mais emblemáticos do país; ninguém foi punido
Foto: Arquivo A Gazeta

"Desde o meu primeiro mandato a população me questionava sobre a mudança. A Dante Michelini é uma das avenidas mais movimentadas e importantes da Capital, por isso é importante fazer esse movimento da consulta para legitimar o próximo passo, caso a cidade queira que o nome da rua seja trocado em homenagem a Araceli".

A consulta pública estará disponível neste link até o dia 1º de julho. Se a população decidir pela troca do nome da avenida, Vinícius ressaltou que será realizada a coleta das assinaturas para anexar ao projeto de lei. Protocolado, o projeto seguirá os trâmites de ser apreciado e votado pelos vereadores de Vitória.

O DIA EM QUE O GOOGLE MAPS FEZ ESSA MUDANÇA

Imagem mostra trecho de avenida com o nome de Araceli C.
Imagem mostra trecho de avenida com o nome de Araceli C.
Foto: Reprodução

No ano passado, um trecho da Avenida Dante Michelini, em Vitória, foi identificado como 'Avenida Araceli C.' no serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite do Google, o Google Maps. Em nota, a empresa informou que não foi a responsável pela mudança e que os mapas são feitos com base em muitas fontes.

> Viaduto ganha grafite em homenagem a Araceli

O nome da avenida é referente a um antepassado de dois dos principais suspeitos, o empresário e cafeicultor capixaba de grande destaque, Dante de Barros Michelini. Ele foi pioneiro nas exportações de café e um dos fundadores do Centro de Comércio de Café de Vitória.

Por isso, em alguns protestos ocorridos na capital, as placas de identificação da Avenida Dante Michelini foram adesivadas com o nome “Avenida Araceli”, em homenagem à menina. Entretanto, nunca houve uma mudança oficial de nomenclatura.

Ver comentários