> >
Polícia Federal libera 20 portes de arma para Guarda de Vila Velha

Polícia Federal libera 20 portes de arma para Guarda de Vila Velha

Guardas de Vila Velha fizeram protesto nesta quinta-feira (14) pedindo por regularização de cerca de 70 portes de armas

Publicado em 15 de junho de 2018 às 19:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Agentes da Guarda Municipal de Vila Velha em treinamento. (Felix Falcão | Prefeitura de Vila Velha)

Um dia após protesto dos agentes da Guarda Municipal de Vila Velha, que pediam pela regularização de cerca de 70 portes de armas que estão vencidos, a Polícia Federal liberou, nesta sexta-feira (15), 20 portes para a Guarda Municipal. Outros 19 pedidos são avaliados para renovação.

Polícia federal libera 20 portes de arma para Guarda de Vila Velha

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Semdest) organizou três turmas com 39 agentes para liberar a primeira remessa, para o cumprimento de todas as etapas do processo - que envolve exercícios práticos, teóricos com o armamento até o envio de toda a documentação à Polícia Federal.

Na fase para o processo de liberação do porte de armas, um grupo de 47 agentes já cumpre as fases, sendo que 14 desses já fizeram o exame e aguardam envio da documentação para análise. Do restante, 13 realizaram exames e foram reprovados e 20 agentes estão com o porte vencido ou prestes a vencer.

Segundo informações divulgadas no site da Prefeitura de Vila Velha, todos deverão passar pelo processo de renovação do porte - que é uma exigência do Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/03).

TREINAMENTO

O município de Vila Velha e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) vão celerar um convênio para promover treinamentos e exames com as novas turmas que estão em andamento. Com o convênio, novas turmas poderão ser formadas e participar do processo para a liberação dos portes.

Este vídeo pode te interessar

A Prefeitura de Vila Velha também estuda a possibilidade da contratação de uma empresa para realização dos exames com instrutores credenciados pela Polícia Federal. “Estamos promovendo treinamentos com a munição cedida pela própria instituição objetivando preparar o agente para todas as etapas da renovação dos porte de arma”, disse o subsecretário da Guarda Municipal, Márcio Roberto Ferreira. “Quanto mais o agente é treinado, mais preparado ele estará para proteger a sociedade sob a ótica dos direitos humanos e do uso proporcional da força”.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais