> >
Grande Vitória tem 243 desabrigados ou desalojados, diz Defesa Civil

Grande Vitória tem 243 desabrigados ou desalojados, diz Defesa Civil

Região Metropolitana do Espírito Santo registra de queda de muro a deslizamento e rolamento de pedra

Publicado em 10 de novembro de 2018 às 22:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vila Velha é a cidade da Grande Vitória com mais desalojados e desabrigados: ao todo, são 139 vítimas das enchentes. (PMVV/Divulgação)

Dos desabrigados e desalojados que estão espalhados de Norte a Sul do Espírito Santo, 243 estão concentrados só na Grande Vitória. Vila Velha encabeça o ranking de vítimas registradas, com 110 desalojados e 29 desabrigados, de acordo com dados da Defesa Civil do município. Em seguida vem Cariacica, com 53 pessoas desalojadas, Vitória, com 11 desabrigados e 31 desalojados, e Serra, com 9 desalojadas.

No Estado inteiro, dados das Defesa Civil estadual e municipais dão conta de que 405 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no Espírito Santo por conta das chuvas. 

Para ajudar nos atendimentos às vítimas, a Prefeitura de Vila Velha (PMVV) destaca que solicitou apoio da Marinha e do 38º Batalhão de Infantaria do Exército. Além disso, o órgão diz que mobilizou técnicos de todas as secretarias municipais para colaborarem com a logística dos trabalhos na cidade e reforçarem a equipe da Defesa Civil. 

Aspas de citação

O apoio da Marinha aumenta ainda mais a nossa capacidade de resposta às demandas da população

Coronel Oberacy Emmerich, secretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha
Aspas de citação

Por toda a região Metropolitana do Estado, a Defesa Civil estadual e o Corpo de Bombeiros registram diversas ocorrências, que vão de deslizamentos de terra até quedas de muros, passando por rolamento de pedras e queda de árvores que chegam a comprometer até a distribuição de energia elétrica de alguns locais. 

De acordo com a Defesa Civil estadual, em Vila Velha há vários pontos de alagamento e duas residências precisaram ser interditadas. Duas árvores de grande porte também estão em risco de queda e duas casas estão em observação no Morro do Boa Vista.

No município, 110 pessoas estão desalojadas e 29, desabrigadas, de acordo com levantamento da Defesa Civil da cidade. Grande parte das vítimas é encaminhada pela prefeitura a uma igreja de São Torquato. 

Alagamento em Cobilândia: bairro de Vila Velha é dos mais afetados do município. (Bernardo Coutinho)

VITÓRIA

Em Vitória, o Corpo de Bombeiros detalha que também há vários pontos de alagamento e registra queda de um muro na Praia do Canto. Aconteceram deslizamentos de terra em São Pedro, Fradinhos e Santa Tereza. Em Ilha das Caieiras e Santo Antônio, os barrancos que cederam acabaram destruindo muros.

Na Capital, a Defesa Civil soma ao saldo das chuvas uma infiltração e risco de queda de um teto residencial no bairro Santos Dumont. O órgão afirma que em Vitória existem 11 desabrigados e 31 desalojados, até o boletim emitido às 17h deste sábado (10).

Em Jaburu, bairro de Vitória, dois deslizamentos de terra deixaram escadaria e muro de uma casa comprometidos neste sábado (10); Defesa Civil acompanha situação dos bairros da Capital e monitora situação dos imóveis. (Sebastião Luiz do Carmo)

CARIACICA

Em Cariacica, segundo a Defesa Civil, um rolamento de pedra foi registrado em uma empresa na região de Serra do Anil, próximo à Rodovia do Contorno, o que deixou duas vítimas em estado leve. Na cidade, um muro também caiu e um ponto de ônibus de Porto de Santana ficou comprometido com as chuvas.

Nos bairros Morada de Campo Grande e Valparaíso, ainda em Cariacica, houve deslizamentos de terra que não deixaram vítimas. Na Escola Alzira Ramos a EDP precisou ser acionada após uma árvore cair em fios de alta tensão. Para esta ocorrência, o Corpo de Bombeiros também foi chamado.

Alagamento em Vila Rica, bairro de Cariacica. (Bernardo Coutinho)

Em Cariacica, 53 pessoas estão desalojadas.

SERRA

Na Serra, duas residência precisaram ser interditadas em José de Anchieta e Jardim Guanabara - uma em cada bairro -, segundo a Defesa Civil. Em Lagoa de Jacaraípe uma casa está alagada. Além disso, uma árvore caiu em Jardim Tropical.

Jardim Limoeiro, bairro da Serra. (Gelson de Angeli)

Este vídeo pode te interessar

Ainda na Serra, Bairro das Laranjeiras é apontado pelo Corpo de Bombeiros como o local que registra mais focos de alagamento da cidade. No município, há 9 pessoas desalojadas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais