> >
MPES notifica Renova por retirada de famílias de área de risco em Linhares

MPES notifica Renova por retirada de famílias de área de risco em Linhares

Segundo o órgão, não houve comunicação prévia sobre a ação. O MPES questiona também o estudo que apontou os riscos de rompimento da barragem do Rio Pequeno

Publicado em 20 de março de 2019 às 15:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Barragem entre a Lagoa Juparanã e o Rio Pequeno, onde será aberto canal para escoar água. . (Carlos Palito - TV Gazeta)

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) notificou a mineradora Samarco e a Fundação Renova pela retirada das famílias que moram nas proximidades do Rio Pequeno, em Linhares, no Norte do Estado. Segundo o órgão, houve um descumprimento do acordo firmado em junho do ano passado que prevê o acompanhamento das ações de reparação dos danos causados após o rompimento da Barragem de Fundão, em Minas Gerais.

A notificação foi feita por meio da Promotoria de Justiça Cível de Linhares e enviada na última segunda-feira (18). No documento, o MPES ressalta a ação realizada pela Fundação Renova de ter acionado a sirene para evacuação das famílias do Rio Pequeno sob alegação de risco de rompimento da barragem. Entretanto, o órgão questiona a falta de comunicação prévia e também a realização de uma auditoria no estudo que apontou os riscos pela empresa indicada no acordo.

O Ministério Público do Estado exige ainda que a Samarco e a Renova cumpram o acordo com exatidão e que todas as ações sejam previamente debatidas entre o MPES e a AECOM, empresa indicada no acordo para o acompanhamento das ações na barragem do Rio Pequeno. Em caso de descumprimento do acordo firmado com o MPES, pode incorrer na obrigação de pagar multa diária de R$ 30 mil, além das penalidades previstas em lei.

O QUE DIZ A RENOVA

A Fundação Renova disse, por meio de nota, que todas as medidas adotadas para a retirada das famílias da Av. Beira Rio foram implementadas para garantir a segurança dessas famílias. Informou ainda “que tais medidas foram discutidas e definidas em conjunto com a Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, e comunicadas a todos os órgãos competentes. Neste momento, a prioridade são as vidas humanas.”, diz a nota.

FAMÍLIAS AINDA ESTÃO NO LOCAL

De acordo com a Defesa Civil de Linhares duas famílias ainda permanecem no local. A orientação para desocupar a área foi dada no último domingo (17). Alguns moradores chegaram a questionar a decisão e se recusam a deixar o local.

Os moradores que aceitaram deixar as casas estão sendo levados para hotéis reservados pela Renova onde ficarão pelo prazo de dez dias. Após isso será iniciado o processo de aluguéis de casas para os atingidos pela decisão.

MPES notifica Renova por retirada de famílias de área de risco em Linhares

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais