> >
As cidades do ES sem assassinatos nem mortes no trânsito em 2019

As cidades do ES sem assassinatos nem mortes no trânsito em 2019

Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço e Mucurici são os três municípios que não registraram acidentes fatais ou assassinatos no primeiro semestre de 2019

Publicado em 29 de agosto de 2019 às 01:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Bom Jesus do Norte é uma das três cidades que não registrou nenhum homicídio ou morte no trânsito em 2019. (TV Gazeta)

357 quilômetros separam as cidades de Mucurici, no Norte do Espírito Santo, e Bom Jesus do Norte, na região Sul. Localizadas nos pontos extremos do Estado, as duas cidades têm algo em comum: nenhuma pessoa morreu assassinada ou em acidente de trânsito no primeiro semestre de 2019. Os dados são do Observatório da Segurança Pública do ES. 

Onde a paz reina

- Bom Jesus do Norte

- Divino de São Lourenço

- Mucurici

De janeiro a junho deste ano, apenas esses três municípios não registraram homicídios ou mortes no trânsito. Divino de São Lourenço e Bom Jesus do Norte, inclusive, não tiveram nenhum registro de mortes violentas ou acidentes fatais no mesmo período do ano passado.

O que explica índices tão baixos?

Mucurici não registrou nenhum homicídio ou acidente fatal em 2019. (Prefeitura de Mucurici)

Além da população pequena, sendo Divino de São Lourenço e Mucurici os municípios com menor número de habilitantes do Espírito Santo, é difícil encontrar um motivo que explique a ausência de homicídios e acidentes fatais nestas três cidades.

Contudo, o fluxo harmônico de fatores como área, habitantes e frotas de veículos pode ser analisado com uma das razões para índices baixos e até mesmo nulos de mortes no histórico destes locais, como explica o especialista em Segurança do Trânsito, André Cerqueira.   

Aspas de citação

A dimensão desses três municípios é harmônica para a quantidade de habitantes e frota de veículos, o que é diferente dos grandes centros. Se a gente pegar Mucurici, por exemplo, a gente percebe que a cidade tem quase a mesma área que a Serra, mas com o número de habitantes 20 vezes menor

André Cerqueira, especialista em trânsito
Aspas de citação

Para Cerqueira, é curioso observar que as motos, veículos em que ocorrem a maioria das mortes do trânsito, representem 74% da frota destas cidades. O que faz pensar na educação destes motoristas no trânsito. 

"Seria interessante ir até estes lugares e verificar se existe uma cultura de respeito ao trânsito, talvez uma consciência maior dos motoristas, principalmente em Bom Jesus do Norte, que possui uma densidade populacional maior. É algo extremamente curioso", disse.

A VIDA NOS MUNICÍPIOS

Mucurici

Quase na divisa com Minas Gerais, a pacata cidade de Mucurici possui a segunda menor população do Estado (são 5.552 habitantes segundo dados do IBGE). O local onde todo mundo conhece todo mundo raramente tem crimes e muitos moradores chegam a dormir com as portas abertas. De acordo com o prefeito da cidade, Osvaldo Fernandes, a cidade é calma e investe na educação no trânsito.

Aspas de citação

Temos boa sinalização e conscientização dos alunos nas escolas. Quando temos eventos grandes em Mucurici, o Detran comparece e também faz campanhas com a população. Recentemente, fizemos um contorno viário, que diminuiu muito o trânsito dentro da cidade

Osvaldo Fernandes, prefeito
Aspas de citação

Bom Jesus do Norte

Na divisa com o Rio de Janeiro está o município de Bom Jesus do Norte. Com uma população de 9.910 habitantes, de acordo com o IBGE, a cidade tem uma relação harmoniosa com os organismos de segurança, segundo a prefeitura. A sinalização da cidade, por exemplo, foi refeita recentemente em parceria com o governo do Estado.

"A nova sinalização trouxe mais dinâmica na logística da cidade reduzindo o tráfego de caminhões na região central, além da inserção de faixas de pedestres, que trouxe muito mais segurança para a população. O município também possui iluminação pública de alta qualidade", diz a nota enviada pela prefeitura.

Divino de São Lourenço é uma das três cidades que não registrou nenhuma morte no trânsito ou assassinato no primeiro semestre de 2019. (Youtube)

O órgão também destacou o trabalho que é feito na base, nas escolas e em projetos sociais, que miniminiza a ociosidade dos jovens. 

"A cidade conta com diversas ações esportivas, com investimentos bem destacados em projetos e programas sociais. Além disso, a infraestrutura dos bairros inibe possíveis formações de grupos organizados para a prática de crimes", finalizou a prefeitura por meio de nota.

As cidades do ES sem assassinatos nem mortes no trânsito em 2019

Este vídeo pode te interessar

A reportagem tentou contato com a prefeitura de Divino de São Lourenço, mas ninguém atendeu as ligações.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais