Notícia

Entenda a febre Pokemon Go e por que o game faz tanto sucesso no mundo

Mas afinal, o que é Pokemon Go e por que fez tanto sucesso?

O jogo de realidade aumentada Pokemon Go virou uma febre mundial em poucos dias. Mesmo liberado apenas para smartphones (Android e iOS) da Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, usuários de todas as partes do mundo deram um "jeitinho" para conhecer o game. Mas afinal, o que é Pokemon Go e por que faz tanto sucesso?

O que é?

Pokemon Go é um jogo desenvolvido pela Niantic, Inc. em parceria com a The Pokémon Company International. O usuário de smartphone se transforma num "treinador pokemon" e usa a tela do celular para encontrar bichinhos espalhados pela cidade.

Como funciona?

O jogo utiliza um sistema de realidade aumentada, que é diferente de realidade virtual. Na realidade aumentada, os pokemons podem ser vistos em ambientes normais através da tela do smartphone. O aparelho insere um elemento na realidade, daí o nome realidade aumentada. Durante as cinco gerações da história Pokemon, mais de 700 monstrinhos foram criados. Entretanto, apenas 150 estão disponíveis no jogo. 

Já pode jogar no Brasil?

Não. Inicialmente o lançamento estava previsto para o fim de julho, no entanto, os servidores da Niantic sofreram com a sobrecarga. Por isso a empresa decidiu adiar os lançamentos em outros locais e ainda não há uma data definida.

Mas eu já vi gente jogando!

Isso aconteceu porque nos primeiros dias do jogo quem baixou a aplicação de forma "pirata" conseguiu jogar e até capturar alguns monstrinhos, mas a alegria durou pouco e logo veio o bloqueio, que funciona por IP e GPS. Quem continua baixando o jogo fora da Google Play e App Store consegue fazer um personagem, capturar o primeiro pokemon e só.

E o jogo é perigoso?

Depende do ponto de vista. Nos locais em que o jogo foi liberado, muitos já caíram, bateram a canela e tiveram pequenas lesões, mesmo com o jogo alertando para ficar atento por onde anda. Também houve o caso da jogadora que encontrou um cadáver e da gangue que usava o aplicativo para encontrar pessoas em locais ermos e capturar suas carteiras e celulares. Fora isso, não.

Qual o impacto do joguinho até agora?

“Pokémon Go” foi criado pela Niantic, uma cisão do Google no ano passado, e pela Pokemon Company. A Nintendo detém um terço da Pokemon Company e tem participações não reveladas na Niantic. Desde então, as ações da Nintendo dispararam, o que conferiu um incremento ao valor de mercado da companhia de US$ 7,5 bilhões em apenas dois dias

Ver comentários