Notícia

Menina de apenas dez anos constrói casinha equipada com energia solar

Para construir o abrigo, a pequena arquiteta usou objetos reciclados e materiais da loja do próprio pai

Um trabalho escolar foi levado a sério pela pequena Callie Hilton, de dez anos, que construiu uma casinha equipada com painéis de energia solar e até um "banheiro". A ideia era escolher entre os temas de energia e sistema solar. Então, pensando nas pessoas que não tem onde morar, a menina colocou o projeto em prática.

Em um vídeo para o canal “Relax Shacks”, Callie explica que a classe precisa escolher entre os dois temas. Então, se inspirou inspirou em um dos companheiros de sala, que construiu um forno movido a energia solar, e decidiu criar a casinha , batizada de “Callie’s Coop” (abrigo da Callie).

Estrutura

Para construir o abrigo, a pequena arquiteta usou objetos reciclados e materiais da loja do próprio pai, como o pequeno telhado, placas de plástico, pedaços de madeira e o painel de uma televisão antiga. A estrutura completa pesa apenas 11 kg e a produção custou o equivalente a R$ 30.

A “casa” é dividida em dois ambientes , um para dormir – onde Callie instalou até uma pequena lâmpada alimentada por um painel de 5 volts – e outro para guardar objetos, como uma espécie de balde que serve como um vaso sanitário compostável. Além disso, a segunda área conta ainda com um pequeno forno capaz de esquentar comida usando energia solar.

A cobertura do abrigo também promove a sustentabilidade: pequenos tubos levam a água da chuva que escorre pelo telhado inclinado para um recipiente que fica dentro do abrigo. Do lado de fora, Callie também instalou um painel preto cujo objetivo principal é aquecer a água, mas que pode ser colocado perto do colchão durante o inverno para que o local fique mais quentinho.

E isso não é tudo: pensando em mobilidade , Callie instalou dois puxadores e, no vídeo, mostra que ela mesma consegue tirar a casinha do lugar. O abrigo chamou tanta atenção que a garota foi convidada a palestrar na edição deste ano do “Georgia Tiny House Festival” (um festival que expõe projetos como este) no início deste mês.

Ver comentários