Notícia

Novo site avisa se sua senha foi comprometida na internet

Na hora de criar uma nova senha, é bom seguir umas dicas básicas, como usar letras maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais e números

Foto: Pinterest

* Por Gilberto Sudré, consultor e pesquisador da área de Segurança Digital e Perícia Forense do Ifes. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta

As senhas ainda hoje são a forma mais comum de autenticação, e por isso são tão importantes. O problema é que os sites onde fazemos nossos cadastros nem sempre cuidam bem de nossas informações, que algumas vezes são vazadas. E agora, como saber que a nossa senha está na internet?

Uma empresa brasileira acaba de criar um site para responder exatamente a essa pergunta. O Minha Senha tem em sua base de dados o cadastro de vários logins e e-mails que tiveram suas senhas vazadas na Internet e pode ser consultado para saber se você foi uma das vítimas deste ataque.

O serviço é similar ao do site Have I Been Pwned, mas possui alguns diferenciais. No caso do site brasileiro, ele é capaz de revelar também se outros e-mails da sua empresa foram vazados ao verificar um e-mail com o mesmo domínio.

E como fazer a consulta? Acesse o "Minha Senha", e na página principal você verá os dizeres ‘Verifique se o seu e-mail ou senha foram comprometidos em um vazamento’. Digite o seu e-mail na caixa logo abaixo e clique no botão ‘Verificar’.

O resultado é bastante rápido. Você vai receber um e-mail avisando se seu login teve a senha divulgada e as senhas associadas à conta na época do vazamento. Por motivos de segurança, a mensagem mostra apenas os primeiros caracteres do código, com o restante sendo completo por asteriscos.

Se você ainda utiliza alguma das senhas mostradas no e-mail, então significa que está na hora de trocar o seu código de acesso o quanto antes em todas as contas em que estiver sendo usado.

E na hora de criar uma nova senha é bom seguir umas dicas básicas, como usar letras maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais e números. Lembre-se também de não repetir senhas em serviços diferentes na internet.

Vale destacar que é possível marcar uma opção na tela inicial para que o site te informe no futuro sobre novos vazamentos de senhas.

Ver comentários