Ciência e Tecnologia
Na palma da mão
Tinder do voto: plataforma permite "match" entre políticos e eleitor
Ferramenta "Tem Meu Voto" direciona usuários a encontrarem candidatos que tenham ideias que compactuam com as deles

Em uma das eleições mais imprevisíveis dos últimos tempos, uma ferramenta que se destaca por ter um sistema de funcionamento parecido com o do "Tinder" tem ajudado o eleitor a escolher ou pelo menos identificar os candidatos que mais se aproximam de seu ideal político. Para ajudar o eleitor a optar por um entre tantos nomes, o site "Tem Meu Voto", que mostra o nome mais adequado para cada cargo a partir de sete perguntas sobre temas como temas variados.
A ferramenta funciona como um "Tinder da eleição", que permite que eleitores deem um "match" nos candidatos que tenham estratégias de governo que os agradem. Após responder o questionário, que dura em torno de quatro minutos, o site apresenta a lista de candidatos por ordem de afinidade com o eleitor, baseando-se nos programas de governo.
Leia também



Através da ferramenta é possível escolher um candidato a deputado federal ou estadual e a senador em qualquer parte do país. É o que explica o cientista político e coordenador do serviço Leandro Machado, em entrevista à Rádio CBN.
"Os candidatos foram convidados a responder as mesmas perguntas que são respondidas pelos eleitores na plataforma. Isso faz com que o eleitor conheça o perfil de cada um dos candidatos. Mas, para complementar os dados, também recolhemos informações de órgãos oficiais como o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, tribunais regionais federais e outras instituições federais", comentou.
O responsável pelo projeto afirma que o "Tem Meu Voto" tem isenção política e foi financiado por pessoas físicas e organizações independentes. Leandro Machado diz que o trabalho contou com a contribuição voluntária de jornalistas, além de profissionais de tecnologia da informação, ciências sociais, design e redes sociais.