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Zuckerberg tinha 'ciúmes' do crescimento do Instagram

Revista mostra bastidores da relação entre Facebook e Instagram

Mark Zuckerberg, diretor executivo do Facebook
Mark Zuckerberg, diretor executivo do Facebook
Foto: Reprodução | Facebook

Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, e outros executivos da empresa tinham "ciúmes" em relação a ascenção do Instagram, empresa adquirida pela rede social em 2012 por US$ 1 bilhão. A relação conturbada entre as duas empresas faz parte de um longo relato da revista Wired sobre os bastidores dos últimos 15 meses do Facebook, periodo que abrange desde oescândalo de Cambridge Analytica até o app espião que gerou uma punição da Apple.

A reportagem, que ouviu mais de 65 pessoas, entre funcionários e ex-funcionários, diz que parte dos executivos do Facebook acreditava que o crescimento do app de fotos estava canibalizando o tráfego da rede social. Após uma reunião na qual Chris Cox, então diretor de produtos da companhia, apresenta o crescimento do Instagram, parte dos funcionários ficou com a impressão de que o executivo estava apresentando um problema, e não a evolução de um serviço que pertence ao Facebook.

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Em uma nota para a imprensa em julho de 2018 sobre o crescimento do Instagram, o Facebook disse: "Acreditamos que o Instagram foi capaz de usar a infraestrutura do Facebook para crescer duas vezes mais rápido do que o faria sozinho".

Na mesma época, Zuckerberg pediu ao seu diretor de crescimento, Javier Olivan, uma lista com todas as maneiras com as quais o Facebook gerava tráfego para o Instagram. Isso incluia: links para o Instagram em republicações no Facebook de fotos originalmente postadas no app de fotos; propagandas sobre o Instagram no Facebook, permissão para novos usuários do Instagram acessarem a lista de contatos no Facebook para obter recomendações de contatos.

Zuckerberg, então, avisou os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, que iria remover esse apoio. A reportagem diz que a decisão confundiu funcionários da empresa, que acreditavam que o crescimento do Instagram era bom para todos.

A Wired também cita situações que mostram o incomodo de Zuckerberg com o Instagram. Em 2014, Zuckerberg baixou uma ordem que obrigava qualquer funcionário da empresa que quisesse conceder entrevistas a pedir autorização ao próprio Zuckerberg e a Sheryl Sandberg, diretora de operações da empresa. O motivo eram as seguidas aparições de Kevin Systrom na imprensa.

Birra. A reportagem também fala que Systrom e Krieger resistiam a propostas feitas pelo Facebook de mudanças na interface do Instagram. Uma delas se referia à inclusão de menus do tipo "hamburguer" - botão que fica no topo da tela que quando apertado abre uma série de opções.

Após a saída dos dois executivos, os menus do tipo foram incluídos no app de fotos. A revista incluiu uma frase atribuída ao engenheiro que implementou a mudança: "Parecia algo muito pessoal". O Facebook não respondeu sobre a reportagem até a conclusão deste texto.

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