Notícia

600 vagas em cursos gratuitos em Vila Velha e Serra

Inscrições podem ser feitas até domingo, dia 3

Maquiagem
Maquiagem
Foto: Divulgação internet

O Projeto OportunidadES está com inscrições abertas para 600 vagas em cursos gratuitos em Vila Velha e Serra. As chances são para os bairros Jardim Asteca e Feu Rosa.

São 14 opções de cursos, sendo nove para Feu Rosa e dez em Jardim Asteca. Os interessados podem se inscrever no site do projeto www.oportunidades.es.gov.br. O prazo segue até o próximo domingo (3). No site o candidato também encontra o edital com todas as informações necessárias sobre vagas, listas dos aprovados, início das aulas e formaturas.

Os cursos são presenciais e as vagas estão divididas em 300 para cada bairro. Em Jardim Asteca o benefício é oferecido pelo projeto OportunidadES, que é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

“O objetivo é gerar renda e contribuir com um futuro melhor para os cidadãos capixabas. O OportunidadES é isso: dar a população o direito de escolha de uma nova profissão de forma totalmente gratuita, para que a crise econômica possa ser driblada com mais facilidade”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Já no bairro Feu Rosa os cursos são fruto da parceria entre a Secti e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), que desenvolve o programa Ocupação Social. “Nossa missão, enquanto Governo do Estado, é levar cada vez mais oportunidades a quem mais precisa, e é isso o que está acontecendo. Com esses cursos chegando até os jovens, eles terão a chance de construir uma nova trajetória, com qualificação profissional gratuita e de qualidade”, salientou o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

A lista de aprovados estará disponível para acesso no dia 6 de setembro no site do projeto.

A aula inaugural acontece dia 13 de setembro em Jardim Asteca e 19 de setembro em Feu Rosa. A presença dos selecionados no evento de boas-vindas aos alunos é obrigatória para efetivação da matricula.

As aulas posteriores serão ministradas no CRAS de Jardim Asteca e na Igreja Evangélica Batista Feu Rosa, conforme mostra as tabelas acima.

Para participar dos cursos, é necessário ter idade mínima de 16 anos e morar no bairro ou município onde o curso será realizado. Bairro: Jardim Asteca.

Já para o OportunidadES em parceria com o Programa Ocupação Social o candidato também deve ter o Ensino Fundamental II Incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas. Bairro: Feu Rosa.

Cursos online

A chance para se inscrever na terceira oferta de cursos online do OportunidadES ainda não terminou. O curso de Gestão de Salão de Beleza foi um dos mais procurados pela população e, por isso, foram abertas mais 250 vagas para esta área.

Para se inscrever basta acessar o site www.oportunidades.es.gov.br e preencher corretamente os dados. A seleção será feita por ordem de inscrição e as aulas serão iniciadas no dia 4 de setembro. As inscrições terminam nesta quarta (30).

Os classificados nesta modalidade vão ganhar acesso a uma plataforma existente dentro do site e, assim, poderão assistir às aulas no computador, no tablet e no celular.

Confira os cursos

FEU ROSA

EMPREENDEDORISMO: CRIANDO E PLANEJANDO NEGÓCIOS: 30

ALMOXARIFE: 30

AUXILIAR DE ROTINAS ADMINISTRATIVAS: 30

INGLÊS BÁSICO: 30

MAQUIADOR: 30

PORTEIRO: 60

RECEPCIONISTA: 30

PANIFICAÇÃO: 30

CONFEITARIA BÁSICA: 30

JARDIM ASTECA

PORTEIRO: 30

AUXILIAR DE LOGÍSTICA E PRODUÇÃO: 30

RECEPCIONISTA: 20

AUXILIAR DE ROTINAS ADMINISTRATIVAS: 20

MAQUIADOR: 20

INFORMÁTICA BÁSICA: 20

COSTURA: 20

CUSTUMIZAÇÃO: TRANSFORMANDO ROUPAS USADAS EM PEÇAS NOVAS: 20

PREPARAÇÃO DE SALGADOS: 20

CONFEITARIA BÁSICA: 20

Ver comentários