Notícia

FGTS: agências abrem mais cedo para saque das contas inativas

Segundo dia de saques para trabalhadores que nasceram em março, maio e junho não registrou filas grandes nas agências

As agências da Caixa de todo o país abriram duas horas mais cedo nesta segunda-feira (10) para receber os trabalhadores da segunda fase dos saques às contas inativas do FGTS. Desde o último sábado (8), trabalhadores nascidos nos meses de março, abril e maio estão aptos a sacar o benefício tanto nas agências da Caixa ou nas 270 casas lotéricas do Estado.

O movimento em Vitória foi tranquilo e não registrou filas grandes nas principais agências da capital. Na unidade da Caixa em Jucutuquara, na Avenida Vitória, ao lado do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o tempo de espera estava entre 15 e 20 minutos, segundo os próprios clientes que foram até o banco para retirar o benefício.

A técnica de enfermagem Núbia Rodrigues, 28 anos, demorou 17 minutos para realizar o saque. Ela afirma que não conseguiu checar o quanto poderia receber pelo site e preferiu ir direto na agência para pegar o dinheiro.

"Cheguei com o número do meu PIS e a identidade e a atendente conseguiu acessar minha conta do FGTS. Foi rápido, não tinha filas. É um dinheiro bom, que vem em boa hora, vou usar para aumentar minha casa e construir mais um cômodo", revela.

O autônomo Vanderlei Marchiori, 37 anos, também tentou retirar o que ainda estava em sua conta inativa do FGTS, mas não conseguiu. Segundo ele, o seu cadastro ainda aparecia com vínculo com o antigo empregador e que agora terá que voltar à agência com um termo de rescisão do contrato de trabalho.

"Acho que a empresa não deu baixa na minha carteira e preciso regularizar isso, para depois conseguir sacar. Mas deu para ver que o dinheiro está lá, vou usar para pagar algumas contas atrasadas", planeja.

Aniversariante do mês de junho, o rodoviário Leandro Sena da Silva, 34, foi à Caixa já consciente de que não sacaria, mas quis ter certeza do dinheiro que terá a receber na próxima fase do cronograma de saques.

"Vou aproveitar para ver o quanto vou poder sacar. Tenho certeza de que vou receber alguma coisa, mas não sei quanto. Quero usar esse dinheiro para reformar minha casa e fazer mais um quarto. Eu moro com minha esposa e minha filha e já passou da hora de ter mais um cômodo. O dinheiro será muito bem vindo", afirma.

Quem pode sacar?

Tem direito a sacar o dinheiro do FGTS quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31/12/2015. Eles poderão pegar os recursos das suas contas inativas do FGTS. De acordo com o governo, são mais de R$ 43 bilhões parados nessas contas inativas.

Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho. O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.

A Caixa Econômica Federal disponibilizou o site exclusivo para informações e consultas de saldos somente das contas inativas: www.caixa.gov.br/contasinativas, e o telesserviço 0800 726 2017. O interessado pode ainda acessar as informações pelo aplicativo da Caixa, mas nesse caso aparecerão também as contas ativas do FGTS.

Ver comentários