Notícia

Ideia capixaba pretende reduzir consumo de gasolina em até 30%

Equipamentomonitora atuação de motoristas também identificará infrações

 Lauro José Lyrio Júnior, com aparelho que monitora motoristas
Lauro José Lyrio Júnior, com aparelho que monitora motoristas
Foto: Bernardo Coutinho | GZ

Caminhoneiros e motoristas de ônibus de algumas empresas de transportes terão uma nova companhia em suas viagens a partir de 2018. Um equipamento produzido por desenvolvedores capixabas irá filmar e interpretar todas as ações dos motoristas, identificando possíveis infrações de trânsito, analisando o comportamento dos condutores e permitindo orientações sobre o modo de pilotar, que podem reduzir em até 30% o consumo de combustível.

O sistema, que está sendo chamado de Driver Analytics, foi desenvolvido pelos ex-alunos do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Ufes, que participaram da criação de um carro autônomo, conhecido após aparição no “Mais Você”, da TV Globo.

Leia também

Após se formarem na universidade, eles abriram a Motora Tecnologia, responsável pelo robô. A novidade será apresentada no XVII Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe), que acontece hoje e amanhã, em Vitória.

De acordo com o diretor financeiro da Motora, Leandro Stein, o equipamento já está sendo implementado em uma grande empresa de ônibus do Estado e está em fase de testes em outras transportadoras capixabas.

“O sistema fica em uma caixa, instalada atrás do retrovisor do veículo, que filma a estrada e como o condutor está dirigindo o veículo. Com um hardware que possui visão e inteligência artificial, ele consegue reconhecer se o carro está muito próximo do veículo da frente, se está acima do limite de velocidade, se está freando ou acelerando bruscamente ou se ultrapassou o sinal vermelho. Até o consumo de combustível pode ser reduzido em 30%, caso o equipamento identifique comportamentos pouco econômicos do motorista”, explica Stein.

Segundo Stein, a empresa também tem sido procurada para desenvolver projetos de carros autônomos, como o que ficou conhecido pela criação feita na Ufes, que já rodou 2 mil quilômetros em ambientes controlados.

Ver comentários