Notícia

Escalado para fazer a decoração brilhar

"Na reforma de móveis antigos, no estilo Luís XV, é comum pintar a parte de madeira desta cor. Traz a sofisticação da época em uma roupagem atual"

Base clara e objetos vintage valorizam a cor dourada, no projeto assinado pela arquiteta Cypriana Pinheiro
Base clara e objetos vintage valorizam a cor dourada, no projeto assinado pela arquiteta Cypriana Pinheiro
Foto: Divulgação

Desde a antiguidade, o dourado está presente na arquitetura dos castelos e templos mais imponentes. Com ares mais modernos, ele continua trazendo nobreza e sofisticação à decoração.

O dourado aparece nos ambientes vintages e também nos mais modernos. “Na reforma de móveis antigos, no estilo Luís XV, é comum pintar a parte de madeira desta cor. Traz a sofisticação da época em uma roupagem atual”, destaca a arquiteta Cypriana Pinheiro.

Para não errar, a dica da profissional é investir em uma base clara e neutra, como na sala de estar da foto acima. “Quando o dourado está em um ambiente, deve ser o centro das atenções. Não é legal compor com outras cores fortes, pode ficar pesado e até cafona”, alerta Cypriana.

Na leitura mais atual, o tom aparece misturado com outras cores além do branco. A designer de interiores Zilda Helal concorda que esta cor briga com tons fortes e vibrantes, mas combina com madeira, cobre e prateado.

“Seja o dourado fosco, brilhoso ou rosé, a madeira acolhe porque eles têm a mesma temperatura de cor. Quem gosta de brincar, assim como em joias, pode misturar com o tom de outros metais na composição. Não fica pesado e o ar de nobreza aumenta”, diz Zilda.

A grande sensação do dourado, segundo a designer de interiores Melina Mundim, está no metal e na sua mistura aos materiais. Ele aparece também nos tecidos com fios dourados ou nos bordados, nos adornos como porcelanas e vasos muranos (peça de vidro feita com uma técnica artesanal) com pó de ouro, além dos revestimentos cerâmicos.

“Como metal, sua utilização vai dos móveis, aos metais de cozinha e banheiros, como trilhos de cortinas e torneiras. Usa-se muito pintura dourada nos vidros para acabamento de marcenaria. A moda vai até para a mesa: nos pratos, souplats e talheres”, exemplifica Melina.

Closet

Luz na medida certa

Cortinas para proteger e embelezar a casa

Você sabe escolher as cortinas? Além de proteger o ambiente do calor e dos raios ultravioleta, o produto impacta diretamente na decoração. As lojas Stampa e Tidelli In & Out, ambas em Vitória, investem em cortinas e persianas da Hunter Douglas. Entre as opções está a linha de telas solares Rolô (foto), que protege a casa contra os raios UV e ajudam na economia de energia elétrica, pois conservam a temperatura interna.

Hora do café

Para renovar as energias e a alegria

Para deixar a hora do café ainda mais alegre e divertida, a Fricote lançou novas canecas de vidro com estampas diferentes. Cada caneca estampa frases que deixam este momento mais descontraído, como “Café com leite é amor”, “Hora do cafezim” e “Lar é onde o amor está”. O produto tem o formato de um copo americano, mas vem com alça e capacidade para 270 ml. O material é resistente ao frio e ao calor, portanto, pode ir à geladeira, micro-ondas e máquina de lavar louças. Cada unidade custa R$ 32,00.

Ver comentários