Notícia

Aposte na iluminação certa para valorizar a sua casa

Com seu jogo de luz e sombras, a iluminação tem o poder de deixar um espaço mais acolhedor ou mais frio, escondendo ou destacando elementos da decoração

Na sala de Vivian Coser, pendentes com conceito minimalista garantem sofisticação
Na sala de Vivian Coser, pendentes com conceito minimalista garantem sofisticação
Foto: Divulgação

Com seu jogo de luz e sombras, a iluminação tem o poder de deixar um espaço mais acolhedor ou mais frio, escondendo ou destacando elementos da decoração.

A arquiteta Vivian Coser usou, nas paredes de um living, plafons para destacar a obra de arte, além de fitas de LED nos nichos e aparador. Outro destaque é o pendente de mesa, que permite uma luz pontual na sala de jantar e traz um conceito minimalista.

Ela alerta que a altura da peça deve ser observada. “Se posicionar muito baixo, pode atrapalhar a visão dos que estão à mesa. Já muito alta, a luz pode dissipar e perder o efeito desejado. Se o tampo da mesa for em vidro, é necessário uma luminária com difusor para evitar problemas com o reflexo”.

A arquiteta Ximene Villar projetou uma sala de estar com pendentes que lembram telhados dos templos chineses.“O uso de luminárias é ideal para cantos, como os da sala de estar, sobre mesas laterais, e perto da cama. Nesse caso, vale apostar na iluminação quente, pois proporciona aconchego”.

>Os tapetes também podem ser protagonistas na decoração

Já a arquitetaNajla El Aouar elaborou uma sala de banho com iluminação trabalhada de forma indireta, funcional e cênica. Para isso, foram usadas fitas de LED em recortes no gesso, arandelas nas laterais do espelho e fibra ótica no teto, dando um efeito de céu estrelado e resultado mais relaxante. “A iluminação indireta permite mais aconchego ao espaço. Quando é direta, facilita atividades como se barbear ou maquiar”, ensina.

Ver comentários