Notícia

Uso da iluminação faz toda a diferença dentro de casa

Luz natural ou artificial ajuda a criar espaços aconchegantes, além de valorizar o ambiente

Projeto de Luiz Paulo tem luz natural e persianas para um ambiente aconchegante
Projeto de Luiz Paulo tem luz natural e persianas para um ambiente aconchegante
Foto: divulgação

Para quem tem o privilégio de ver a entrada abundante de luz natural em casa, a dica é aproveitá-la ao máximo. Considerada essencial nos ambientes, ela interfere positivamente até mesmo na saúde dos moradores. Além disso, pode diminuir o consumo de energia na residência. Contudo, a luz deve ser filtrada e controlada para que possa dar conforto visual e térmico ao espaço.

De acordo com Cristiana Bertolucci, designer especialista em luminárias decorativas, alguns passos podem ser tomados para não deixar o local sombrio. “Ambientes com revestimentos ou mobiliário de cores escuras interferem na hora de iluminar. É bom evitar a seleção de tons escuros dos tecidos das cortinas e das persianas”, explica.

Leia também

A escolha dos móveis também deve ser bem pensada para não atrapalhar a composição. “Se o local tem pouca entrada de luz, opte por móveis confeccionados com materiais mais claros. As prateleiras bem dispostas com poucos objetos deixam o espaço clean e favorável a uma boa iluminação”, acrescenta.

Se o objetivo é destacar a sensação de claridade e de conforto, vale colocar em prática alguns truques. “É preciso filtrar apenas os móveis considerados necessários. A sugestão é que estejam organizados conforme as entradas de luz, e equilibrados com um bom projeto luminotécnico”, sugere o arquiteto Luiz Paulo Andrade. As luzes artificiais também valorizam móveis e espaços.

Outra aposta é incluir espelhos nos ambientes, que são excelentes aliados da iluminação. “Eles dão o efeito de amplitude. Se forem bem utilizados, replicam a luminosidade nos espaços”, completa Cristiana Bertolucci.

Em relação aos revestimentos, não há regras. O segredo é o equilíbrio. “As alternativas naturais, com pedras, madeiras e o concreto aparente, transferem o clima harmônico no recinto”, comenta o arquiteto Luiz Paulo. Entre as paletas de cores, ele recomenda a base de escala de cinza.

Antes de mudar para uma casa ou para um apartamento, especialistas indicam que é interessante que o dono ou locatário pesquise e tome cuidado com a localização do imóvel, evitando surpresas com a iluminação. “É bom notar a orientação solar, além de observar as áreas de sombra dos vizinhos. Isso interfere na composição geral dos ambientes”, finaliza Luiz Paulo.

Cristiana Bertolucci apostou em iluminação direta em pontos estratégicos para valorizar o ambiente
Cristiana Bertolucci apostou em iluminação direta em pontos estratégicos para valorizar o ambiente
Foto: Julia Ribeiro

Ver comentários