Notícia

Aposte em um espaço gourmet para receber bem dentro do apartamento

O ideal é estudar bem o ambiente, listar o que deseja e ficar atento ao tamanho das peças

Foto: Elisangela Nobre/divulgação

Dizem que receber bem é uma arte. Mas abrir as portas da casa para amigos e familiares requer uma área adequada, principalmente quando se trata de apartamento. No entanto, especialistas garantem que dá para ter um espaço gourmet, tanto em imóveis mais amplos, como em compactos.

A engenheira civil e designer de interiores Elisangela Nobre explica que é preciso avaliar o que é possível fazer no espaço disponível. “Quando se fala em área gourmet, muitas pessoas logo pensam em colocar churrasqueira. Dependendo do local, pode não ser apropriado por causa da fumaça. O ideal é estudar bem o ambiente antes, listar o que deseja e cuidar para que as peças sejam de tamanhos apropriados ao espaço.”

Leia também

Em um dos ambientes projetados pela designer, uma alternativa foi colocar a mesa de jantar na varanda, que foi fechada. “A cozinha foi aberta para a sala e ela acabou perdendo o espaço da mesa de jantar. Porém, era desejo dos proprietários levá-la para a varanda, para comer olhando para o mar. Então, optei por colocar uma mesa retangular, utilizando madeira e vidro. O ar mais rústico ficou por conta das cadeiras. Um painel amadeirado foi feito para servir de apoio para um eventual jantar com mais pessoas e também para receber adornos nos nichos em laca.”

Em outro projeto, a cozinha tinha espaço suficiente para receber um canto alemão, espaço que serve de refeições rápidas e diárias. “Foram feitos o banco e a base da mesa em amadeirado, com o tampo de vidro. Para dar um ar mais moderno, escolhemos as cadeiras em amarelo, para combinar com o adesivo de parede em tons de azuis”, afirma Elisangela.

Ela acrescenta que é possível fazer um espaço versátil para receber, mesmo sem muita obra ou instalação hidráulica, colocando apenas um mobiliário que seja versátil. “É bom ter sempre bancos ou pufes que possam também servir de mesa de apoio”, destaca.

O projeto da cozinha americana foi uma das alterações mais drásticas feitas pelo arquiteto Flávio Zamborlini, em um apartamento de 200m2. “Entendemos que receber amigos e família em casa já fazia parte da rotina da moradora. Então, valorizamos neste sentido a funcionalidade e a sociabilidade da cozinha integrada à sala, que analisamos ser perfeita para uma cliente com o perfil dela. O ambiente mescla eletrodomésticos modernos e armários de tons amadeirados, com puxadores metálicos em rosé, criando um ambiente rústico e chique, perfeito parareceberconvidados”, resume.

Ele indica que essa é uma alternativa também para pequenos espaços. “Integrar a cozinha e a sala de um apartamento compacto pode parecer uma forma óbvia de ampliar o ambiente, mas é algo que sempre rende ideias bacanas e sensação de amplitude. Tanto que a ideia está sendo implantada até mesmo em imóveis maiores”, ressalta.

Para criar um ambiente ao estilo “Trancoso chique”, o projeto do arquiteto Edduardo Trigo para uma varanda gourmet trouxe a palha, o sapê e a madeira bruta em composição com as superfícies marmorizadas, criando assim um espaço aconchegante, equilibrado e que traz uma identidade singular. “Aproveitamos a estrutura existente e adicionamos elementos criativos para obter o resultado que foi surpreendente para o cliente”, conta.

Ver comentários