Notícia

Colatina sediará evento de propostas para o 8º Fórum Mundial da Água

A cidade será a terceira a receber o encontro, depois de Campinas e Manaus. O Fórum Mundial acontecerá em 2018 em Brasília

Colatina receberá nos dias 10 e 12 de julho o encontro sobre recursos hídricos, um evento preparatório da Engenharia e da Agronomia no qual profissionais das áreas, gestores públicos e pesquisadores apresentarão propostas para serem levadas ao 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em 2018 em Brasília.

O motivo que levou o município a ser selecionado para hospedar o encontro, foi o desastre ocorrido em Mariana (MG), que jogou lama de rejeitos da Samarco no Rio Doce em novembro de 2015 – considerado o maior acidente com barragens do mundo, segundo consultoria da Bowker Associates.

Os preparatórios geram discussão sobre estratégias de manejo e preservação dos recursos hídricos e energéticos brasileiros.

Colatina será a terceira cidade do país, depois de Campinas e Manaus, a receber o encontro realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea).

Para a abertura estão confirmadas a presença do Governador do Estado, Prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli, Presidentes do Confea e Crea-ES e autoridades de todo o estado.

A programação contemplará o Plano Estadual de Recursos Hídricos, climatologia, recuperação de nascentes, entre outros. Uma vez que a maior produção do Estado vem da agricultura, o uso racional da água nesse setor também será tema de palestra.

O Fórum Mundial

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.

É organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil sediará, nos dias 18 a 23 de março de 2018, a 8ª edição do Fórum, que ocorrerá pela primeira vez no hemisfério sul e será realizado pelo governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, pelo governo do Distrito Federal e pelo Conselho Mundial da Água.

Fonte: World Water Forum

 

Serviço

Preparatório da Engenharia e da Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água

Dias: 10, 11 e 12 de julho

Local: Auditório do Ifes (Campus Colatina)

Horário: No dia 10 será das 17h às 22h e nos dias 11 e 12 das 8h às 18h.

Local:

Ver comentários