> >
'Não me arrependo', diz garçonete que reagiu a assalto em Vila Velha

"Não me arrependo", diz garçonete que reagiu a assalto em Vila Velha

Dara Matos Bezerra conta que só reagiu porque viu a arma apontada para a cabeça do irmão. Em um ano, esse foi o quarto assalto sofrido por ela

Publicado em 28 de maio de 2019 às 18:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Assaltada pela quarta vez, a garçonete Dara Matos Bezerra, 23 anos, conta que só reagiu porque viu a arma apontada para a cabeça do irmão e afirma que não se arrepende da decisão que tomou. Esse foi o quarto assalto sofrido por ela, na rua da casa da mãe, em um período de um ano.

A tentativa de assalto aconteceu no bairro Cocal, em Vila Velha, na noite desta segunda-feira (27). Dara e o irmão reagiram após perceberem que os criminosos estavam com uma arma falsa.

 

No vídeo, é possível ver que os criminosos encostam com o carro, um Renault Logan prata, em uma das ruas do bairro Cocal, por volta das 20h40. Do carro, descem dois homens. Um terceiro dirige o veículo. A garçonete corre para dentro da residência quando um dos ladrões chega apontando a arma.

O irmão dela é rendido e tem o celular tomado enquanto estava sentado em uma cadeira. “Eu estava sentada na calçada, mexendo no celular. Não vi eles chegando. Quando ouvi eles dizendo que era para entregar o celular, levantei a cabeça e só tive a reação de sair correndo”, relata a garçonete.

Dara correu para dentro de casa, mas ao escutar os gritos do bandido mandando ela voltar para fora, caso contrário atiraria na cabeça do irmão dela, a garçonete retornou para a rua. Porém, ao voltar, Dara - que já fez aulas de artes marciais - já chegou tentando tomar a arma de um dos criminosos. 

Aspas de citação

Desconfiei que a arma era falsa e já sai puxando a arma dele, que tentou segurar. Nesse movimento, o carregador da arma caiu, vi que era mesmo de mentira

Aspas de citação

A garçonete gritou para o irmão que a arma era falsa. Neste momento, os bandidos já tinham roubado o celular do rapaz e voltavam para dentro do carro. Quando os criminosos tentam fugir correndo, Dara e o irmão vão atrás deles.

O irmão de Dara dá um chute nas costas do assaltante que pegou o celular dele. O homem de desequilibra, mas consegue entrar no carro, junto com o comparsa. O rapaz dá um soco e quebra o vidro traseiro do carro. Ao mesmo tempo, Dara também corre em direção aos criminosos e dá um chute no vidro do lado do motorista.

Os bandidos conseguiram fugir e até o momento não foram localizados. 

ENTREVISTA

Aspas de citação

Já fui assaltada quatro vezes. Reagi em todas elas. Na última, uma mulher me rendeu com uma faca. Não me arrependo do que fiz. A revolta é maior do que o medo

Aspas de citação

Viu quando os bandidos chegaram?

Não vi. Estava sentada na calçada, em frente ao portão, de cabeça baixa. Olhava o celular quando eles pararam. Só ouvi um deles gritando, mandando a gente entregar o celular.

Por que correu?

Foi instinto. Levantei e corri para dentro de casa. Tinha acabado de ganhar o celular do meu marido, não ia entregar assim.

E por que decidiu voltar?

O bandido mandou eu voltar, senão ia atirar na cabeça do meu irmão. Minha mãe começou a gritar também. Vi que não precisava fazer alguma coisa.

O que fez?

Joguei meu celular no sofá e sai. Fui em direção ao bandido com a mão estendida, ele achou que eu fosse entregar meu celular. Quando ele veio pegar, puxei a arma da mão dele, que segurou para não soltar.

Por que fez isso?

Desconfiei que a arma era falsa, por isso tentei puxar da mão dele. Quando o carregador caiu no chão, tive essa certeza. Reagi porque vi meu irmão sob a mira da arma. Queria tirar ela da mão do bandido de qualquer jeito.

Quantas vezes já foi assaltada?

Essa foi a quarta. Todas aqui na rua. Reagi em todas elas. Na última, uma mulher me rendeu com uma faca. Não me arrependo do que fiz. A revolta é maior do que o medo.

POLÍCIA MILITAR: REAÇÕES SÃO PERIGOSAS

Procurada, a Polícia Militar informou que, nas situações de crise, como as de roubo, todos os envolvidos encontram-se em um estado alterado de emoções, no qual o nervosismo impera e qualquer reação súbita pode ocasionar uma tragédia e a perda de uma vida.

Portanto, o mais importante é manter o controle emocional e ficar atento às características físicas dos envolvidos e, tão logo seja possível, passar as informações, indispensáveis à captura dos criminosos, para a polícia.

Ao ligar para o 190, alguns fatores são fundamentais: o tempo e a calma para descrever as características físicas, o local onde ocorreu o delito, pontos de referência, direção para onde foram os criminosos e o meio utilizado para a fuga. Quanto antes essa informações forem passadas, maior a chance de captura.

Reações que intentem tomar armas utilizadas no delito são extremamente perigosas e desaconselháveis.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais