> >
Tiros e reféns: detentos fazem rebelião na Casa de Custódia de Vila Velha

Tiros e reféns: detentos fazem rebelião na Casa de Custódia de Vila Velha

Os presos estão mantendo familiares como reféns e os usando como escudos

Publicado em 26 de maio de 2019 às 15:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Entrada da Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv). (Eduardo Dias)

Detentos que estão na Casa de Custódia, na Glória, em Vila Velha, fizeram uma rebelião entre o final da manhã e o início da tarde deste domingo (26). De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, os presos estavam mantendo familiares como reféns e escudos. A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) confirmou a informação e disse, por volta de 13 horas, que o movimento já havia terminado. 

Houve relatos de disparos com arma de fogo no pátio da Casa de Custódia. Ainda segundos informações da Polícia Militar, o comando da Companhia de Missões Especiais (CIMEsp) foi avisado, assim como o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTaer) e o subcomando do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM), mas não precisou intervir. 

Segundo a Sejus, a equipe da Diretoria de Operações Táticas da Sejus esteve em atendimento da ocorrência, e contou com apoio da Polícia Militar apenas para negociações. Foram empregadas táticas não letais para conter o movimento. Não há informações sobre feridos ainda.

A Polícia Militar também disse que não foi solicitado a intervenção dos policiais no local, apenas agentes da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus).

Após a manifestação, a Sejus informou que permanecia em atendimento no local, mas que os familiares de internos, que estavam sendo feito reféns, foram liberados.

NOTA DA SEJUS

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informa que a a situação na Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv) já está controlada. Os familiares de internos feitos de reféns foram liberados e não há informação de feridos, até o momento.

A equipe da Diretoria de Operações Táticas da Sejus permanece em atendimento no local, com apoio da Polícia Militar.

ASSOCIAÇÃO CRITICA PERMANÊNCIA DA CASA DE CUSTÓDIA

Em nota, a Assevila se posicionou contra a continuidade da CASCUVV. Veja, na íntegra, abaixo

A Associação Empresarial de Vila Velha (Assevila), instituição representante do setor produtivo do município, vem a público, mais uma vez, se posicionar contra a continuidade do funcionamento da Casa de Custódia na Glória.

O Estado, ao manter a unidade prisional funcionando no bairro, que tem grande adensamento populacional, está colocando em risco a vida das pessoas.

A Assevila ressalta que Vila Velha já dá uma enorme contribuição para o sistema prisional capixaba com o Complexo de Xuri, na região da Grande Terra Vermelha, que abriga mais de 10 mil detentos.

A instituição participa dos debates sobre a Casa de Custódia, junto com outras instituições da sociedade civil e o Poder Público, e reconhece que o assunto envolve uma solução complexa. Contudo, situações como a rebelião ocorrida neste domingo são um importante sinalizador do risco que é utilizar a área de forma compartilhada.

A proposta, que considera os detentos do local sendo de baixa periculosidade, prevê destinar parte da área para entretenimento no município, com restaurante e museu, e parte para o sistema prisional. Tal proposta impõe um grande ônus social, que deve e pode ser evitado.

A Assevila defende que o Estado avance no estudo para construir uma nova unidade prisional, possibilitando a transferência gradativa dos detentos da Casa de Custódia para outro local,distante de centro urbano.

Este vídeo pode te interessar

Vila Velha (ES), 26 de maio de 2019.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais