Notícia

Bolsonaro venceu Haddad em 64 cidades do Espírito Santo

Melhor desempenho do capitão reformado do Exército foi em Venda Nova do Imigrante

Eleitores de Bolsonaro comemoram Vitória no ES
Eleitores de Bolsonaro comemoram Vitória no ES
Foto: Vitor Jubini

A configuração do mapa eleitoral no Espírito Santo não mudou no segundo turno. Dos 78 municípios, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) venceu nos mesmos 64, inclusive na Região Metropolitana. A votação de Fernando Haddad (PT), portanto, foi maior em apenas 14 cidades, todas nas regiões Norte e Noroeste do Estado.

Mas, embora não tenha avançado na liderança em novos municípios, Bolsonaro cresceu sua votação em 8,2 pontos percentuais, passando de 54,76% da preferência do eleitorado para 63%. No primeiro turno, ele havia recebido 1.122.131 votos e, agora, chegou a 1.276.611.

Haddad teve um crescimento ainda mais expressivo, e passou de 495.869 votos (24,20%) para 747.768, ou seja, 36,8% da votação no Estado.

> Bolsonaro só perdeu em quatro regiões de Vitória

> Vitória de Bolsonaro em 57 bairros da Serra

Também não houve mudança em relação ao município onde concentrou-se o maior apoio a Bolsonaro: 81% dos eleitores de Venda Nova do Imigrante votaram no capitão. Logo em seguida, Castelo, reduto eleitoral do governador eleito Renato Casagrande (PSB), com 79,8%. Haddad, por sua vez, teve o maior alcance entre os eleitores de Ponto Belo, onde obteve 64% da votação. Em São Domingos do Norte, a diferença entre os dois foi de apenas 87 votos.

> Cariacica: Bolsonaro venceu em 48 bairros

> Bolsonaro obteve 68% dos votos em Vila Velha

FALHA

Para contar os votos totais no Estado, foram considerados números gerados pelo Tribunal Superior Eleitoral. A divisão da votação por município foi gerada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Ontem à noite, o TRE informou que a listagem encaminhada à reportagem, por uma falha, contém 75 votos a menos do que o apurado para todo o Estado. O órgão lamentou o ocorrido e disse que vai encaminhar hoje os dados restantes.

Veja o mapa abaixo