Notícia

Radar é instalado na 'Curva da Morte' após acidentes no Sul do Estado

Trecho da ES-164 é conhecido pela grande quantidade de acidentes. DER ainda prometeu a instalação de mais um radar, construção de áreas de escape e mais sinalização.

A velocidade máxima permitida no local é de 40 km/h
A velocidade máxima permitida no local é de 40 km/h
Foto: Reprodução - Tv Gazeta Sul

Após vários acidentes e protestos, o Departamento de Estadas de Rodagem (DER-ES) instalou um radar na ES-164, no local conhecido como "Curva da Morte", no Sul do Espírito Santo. A velocidade máxima permitida no local é de 40 km/h. Para muitos moradores da região é um alívio, mas alguns motoristas acreditam que a medida ainda não é suficiente para acabar com o problema.

A Curva da Morte fica no trecho de serra entre Vargem Alta e Soturno, distrito de Cachoeiro de Itapemirim. No início de junho, quatro pessoas morreram em um acidente no local e moradores fizeram um protesto.

Para a dona Luzia, moradora de Soturno, a situação vai melhorar. "Se você já vai sabendo que tem um radar, você já tem que botar na mente que é um ser humano que vai passar por ali a pé, ou mesmo passar um pelo outro. Os motoristas têm que respeitar, têm que passar devagar", falou a moradora.

Um outro radar vai ser instalado a 1 km de distância do primeiro e a previsão é que eles comecem a multar os motoristas por excesso de velocidade ainda neste mês de junho. Mesmo assim, alguns motoristas e moradores da região acreditam que isso não será suficiente.

"O que nós estamos reivindicando também é a caixa de brita, as chamadas válvulas de escape, assim eu tenho certeza de que já vai diminuir bem a quantidade de acidentes. Também queremos mais sinalização, pois com mais sinalização, já fica melhor para o pessoal entender que a serra é muito perigosa", falou o comerciante e morador Paulo Grola.

DER

O diretor do DER, Enio Bergolli, explicou que outras ações serão feitas no local. "Estaremos fazendo, a partir do dia 19 [de junho] toda uma sinalização, ampliando placas com relação a velocidade, alguns alertas como sonorizadores ao longo da pista, para que os motoristas trafeguem dentro da velocidade permitida e que nós tenhamos uma segurança nessa pista", disse.

Ver comentários