• Últimas da coluna

A salada não será mais a mesma


Conheço pessoas que comem, felizes, a mesma salada todos os dias. Mas sei que há muitas outras – como eu! – que se desdobram para diversificar e tornar vegetais e hortaliças mais interessantes. Alguns ingredientes podem fazer toda a diferença na composição do sabor de uma salada, como croûtons, linguiça, presunto cru, cream cheese, figos assados, bacon e tantas outras opções. Porém, também é possível, com um simples molho, transformar uma salada básica em diferente, como faz o molho de maracujá que é a receita de hoje.

 

Molho de maracujá deixa a salada ainda mais saborosa
Molho de maracujá deixa a salada ainda mais saborosa
Foto: Maria Capai

 

Era um dia qualquer, e, quente como tem sido, a única coisa que me apetecia almoçar era uma salada. Abri a geladeira, garimpei todas as possibilidades e levei tudo o que encontrei à chapa de ferro, untada com um fio de azeite: abobrinha, vagem, couve e maçã. Enquanto tudo cozinhava, improvisei esse molho de maracujá, que enriqueceu o sabor e, com suas sementes, deu um toque crocante à salada. O molho também irá muito bem com uma salada de folhas ou mesmo um filé de peixe. Faça bom proveito e tenha um ótimo final de semana!

 

Molho de maracujá

Ingredientes:
3 colheres de sopa de polpa de maracujá (com as sementes)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de água filtrada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de fazer:
Junte todos os ingredientes e misture bem com um fouet (batedor de arame) até emulsionar (ficar com uma consistência cremosa). Experimente e acerte o sal e a pimenta-do-reino. Mantenha na geladeira, em pote fechado, até a hora de usar.

Dica: se quiser o molho mais encorpado, reduza a água pela metade. Se tiver um potinho charmoso, ele poderá sair da geladeira direto para a mesa, mesmo em dias festivos. 

Esta coluna é publicada quinzenalmente no Prazer&Cia.


Ver comentários