Joviana Venturini

Editora-adjunta de Cidades e editora da Coluna da Fé

[email protected]

  • Últimas da coluna

"Nossas Senhoras do Brasil": livro para fiéis e estudiosos

O livro-guia ilustrado reúne as principais igrejas dedicadas a Maria nas capitais brasileiras


Foto: Divulgação

Viagens motivadas pela fé sempre fizeram parte do universo cristão. No Brasil, a prática de peregrinações e romarias é realizada há séculos e está na essência da consolidação do catolicismo no país. Em 2017, o jubileu de 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba (SP) vem despertando ainda mais essa devoção.

Para os fiéis, ou até para quem tem curiosidade em relação ao assunto, foi lançado um livro-guia de fé e turismo às Nossas Senhoras do Brasil, enfatizando a força emocional que a Mãe de Jesus desperta no imaginário popular brasileiro. “Nossas Senhoras do Brasil” (Pólen Livros) destaca a história da Padroeira do Brasil e de seu principal templo, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a maior basílica do mundo dedicada a Maria.

Em mais de 50 igrejas marianas presentes nas capitais brasileiras e em santuários de forte movimento de peregrinação, a publicação apresenta aspectos devocionais nas orações e histórias de 33 representações de Nossa Senhora em todo o país. Mas também aguça o interesse ecumênico ao abordar detalhes arquitetônicos, informações históricas e curiosidades sobre as igrejas.

A autora

Alexandra Gonsalez é jornalista e escritora, e já atuou nas principais revistas e guias de turismo do Brasil. Integra o grupo interdisciplinar de pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo.

Notas da semana

Festa da padroeira

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cobilândia, Vila Velha, encerra hoje os festejos em honra à sua padroeira. Haverá missas às 9h, ao meio-dia e às 16 horas. Todos estão convidados

Bênção das grávidas

No próximo dia 22 de outubro, às 16 horas, acontecerá, mais uma vez, a Bênção das Grávidas na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Bairro de Fátima, na Serra. Trata-se de um momento especial de oração pela vida e pela família, com a bênção do Santíssimo Sacramento.

O padre José Pedro Luchi conduz uma reflexão sobre o papel da criança que chega e o que ela deve representar para a família, para a comunidade e para Deus. Neste ano Mariano, em que a igreja particular do Brasil comemora os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida e o mundo festeja os 100 anos da aparição da Virgem de Fátima, as grávidas e seus filhos são colocados especialmente nas mãos de Maria, pedindo que Ela interceda junto a Seu Filho durante a gestação e parto. Após a Bênção das Grávidas, haverá missa, às 18h.

Ver comentários