Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Festa do Rei Jesus em Cachoeiro

Confiram quais serão as atrações do festival que chega à sua 29ª edição no próximo dia 22 de setembro


Adriana Arydes será uma das atrações
Adriana Arydes será uma das atrações
Foto: Divulgação

Ariana Arydes, Irmã Paula, DJ Roony Moura, Missionário Shalom, Cosme e Diego Fernandez. Essas são as atrações da Festa do Rei Jesus, que acontece no próximo dia 22 de setembro, em Cachoeiro de Itapemirim. A cidade receberá fiéis das mais variadas regiões durante o festival.

Iniciada em 1990, a festa chega a sua 29ª edição como um dos maiores festivais de música católica do Espírito Santo, reconhecido até mesmo em outros Estados do Brasil e que atrai cerca de 10 mil pessoas.

Festa do Rei Jesus, com nome de Baile com Jesus, começou em 1990, com a formatura dos servos da Comunidade, numa residência, como evento particular: todos trajavam branco e faziam a leitura dos compromissos.

Durante três anos, a festa acontecia em casas de famílias de participantes do grupo. Mas como outros grupos de jovens já se interessaram e começaram a participar, foi necessário mudar o local da festa para um clube da cidade.

Nessa fase, o nome foi modificado para Festa do Rei Jesus, e os participantes deveriam trajar uma camisa religiosa. Havia várias bandas católicas tocando durante a noite e o ingresso incluía um bufê. No ano seguinte, já foi confeccionada uma camisa-ingresso, própria para a festa.

Em 2001, devido ao crescimento do evento, ele precisou ser reformulado e passou a acontecer no CIE, uma escola estadual, com dois ambientes: salão para louvor, onde as bandas se apresentavam e havia ainda o Dance Cristão, e a parte das tendas com praça de alimentação e livraria.

Cada ano, era acrescentada uma novidade: cinema, play ground, tenda dance, shopping da fé, camisa com estampas mais modernas, e também cresceu o número de pessoas: de 1.000 para 1.800.

Assim, em 2005, a festa foi transferida para um clube de lazer, o Skala Park Show, com venda de 3.000 camisas. Foram incluídas bandas católicas locais e de renome nacional e vários ambientes, não faltando, como sempre, uma capela com Jesus Eucarístico presente durante toda a noite.

Em 2006, a pretensão de vendas de 4.000 camisas foi atingida, e as novidades contavam com brinquedos de esportes radicais, como parede de escalada.

Em 2007, a estrutura foi amplada: o novo local é o Pavilhão de Eventos Assad Abiguenem (Ilha da Luz), no qual 6.000 pessoas estivaram louvando o Rei Jesus. Entre as inovações, estiveram a grande dimensão da Cristodance (um grande toldo modelo cúpula com 20m de diâmetro), o touro mecânico e um Pavilhão Alternativo.

Hoje a Festa do Rei Jesus já alcançou todo o Estado do Espírito Santo e Estados vizinhos, cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os jovens vem de outras cidades em caravanas para o evento, unindos aos de nossa cidade em uma grande fraternidade de fé, alegria e louvor.

Para participar, é necessário adquirir o passaporte no posto de vendas localizado na Praça do Táxi, no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, em frente à Ricardo Eletro. Cada um dá direito a um ingresso e a uma camiseta.

Ver comentários