Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Saúde e espiritualidade em debate em Jornada Espírita

Confiram a programação do evento, que acontece neste final de semana


O cardiologista Wilson Ayub é presidente da AMEEES
O cardiologista Wilson Ayub é presidente da AMEEES
Foto: Divulgação

No próximo final de semana, de 21 a 23 de setembro, será realizada a XII Jornada da Associação Médico-Espírita do Espirito Santo (AMEEES). O congresso acontece a cada 2 anos, contando com cerca de 600 a 800 participantes que reúnem para discutir temas atuais relacionados à saúde e espiritualidade.

O evento foi marcado para o Teatro Universitário da Ufes e no Cine Metrópolis com a participação de sete palestrantes de fora do Estado, além de outros do Espírito Santo.

Dentre os temas que serão discutidos estão a epigenética, que é o estudo da interferência do meio ambiente, incluindo pensamentos e sentimentos, sobre o nosso DNA.

Outros assuntos em pauta serão a ética na sociedade atual; curas espirituais e suas evidências; pesquisas científicas sobre a reencarnação; diversidade sexual e identidade de gênero; integração mente, saúde e espiritualidade; dependência química; aborto; suicídio; depressão; síndromes demenciais (Alzheimer); envelhecimento saudável, influência do sentimento na saúde e outros temas contemporâneos.

O tema central da Jornada é “Espiritualidade em Ação: Novos Rumos para a Saúde”. Segundo o presidente da AMEEES, o cardiologista Wilson Ayub, “Jesus nos apontou os rumos para a saúde, quando viveu plenamente o amor e o perdão. Foi um mestre de ação e não de teorias”.

Seminário

No dia 22, sábado, no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFES, acontece, ainda, um seminário sobre “Saúde Mental e Espiritualidade”. O público alvo é formado por psicólogos, psiquiatras e estudantes da área.

O encontro vai discutir a recente resolução da Sociedade Mundial de Psiquiatria que recomenda aos profissionais compreenderem a relação da espiritualidade e as desordens psiquiátricas, respeitarem as convicções religiosas dos pacientes e trabalharem cooperativamente com líderes religiosos, além de conhecerem as diversas religiões.

Notas da semana

Missa sertaneja

No próximo final de semana, acontece uma comemoração pelo Dia do Produtor Rural no Rancho Serra Verde, na estada entre Serra e Putiri. A festa começa no sábado, com programação variada, mas no domingo haverá uma missa sertaneja, celebrada pelo padre João Batista, às 10 horas. Os festejos são abertos a quem quiser participar.

Ver comentários