Joviana Venturini

Editora-adjunta de Cidades e editora da Coluna da Fé

[email protected]

  • Últimas da coluna

Projeto faz ceia de Natal com moradores de rua

A cada dia aumenta mais o número de pessoas vivendo nas ruas. Para quem vive nessa situação, falta tudo: teto, comida, agasalho, segurança, e até um olhar de afeto


Uma das frentes do Projeto Maltrapilho é a Igreja na Rua, que se reúne embaixo da Terceira Ponte
Uma das frentes do Projeto Maltrapilho é a Igreja na Rua, que se reúne embaixo da Terceira Ponte
Foto: Projeto Maltrapilho/Divulgação

A cada dia aumenta mais o número de pessoas vivendo nas ruas. Para quem vive nessa situação, falta tudo: teto, comida, agasalho, segurança, e até um olhar de afeto.

Para tentar pelo menos amenizar a dor do outro, o Projeto Maltrapilho vai promover, no próximo dia 23, das 8h às 14h, uma ceia o Natal Solidário numa área que fica embaixo da Terceira Ponte, na Praia da Costa, Vila Velha.

“Pelo quarto ano seguido, Deus nos presenteia com a chance de amar os que nos cercam e têm menos condições. Neste dia estaremos junto à população em situação de rua servindo um café da manhã e almoço para aqueles que ali residem. Haverá pula-pula para a criançada, brincadeiras, teatro de bonecos e muito amor envolvido!”, explica João Valvassori, que é pastor, missionário e empreendedor social, responsável pelo projeto.

“Vamos com a gente fazer o Natal de 150 pessoas mais feliz?”, pergunta Valvassori, que necessita de doações para a ação social. Ele e sua rede de voluntários precisam de materiais de higiene (sabonete, pasta de dente, escova de dente, desodorante, barbeador, xampu e condicionador); e roupas (especialmente masculinas e infantis); brinquedos para presentear as crianças; e alimentos para incrementar a ceia, como refrigerantes, panetones.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo 99856-7393 ou pelo Facebook ou Instagram do Projeto Maltrapilho.

O projeto social atua em Vila Velha e em Cariacica desde 2015, junto à população que utiliza as margens sociais como pontos de residência e/ou prostituição. Com intervenções socioeducativas e inclusivas, o Maltrapilho atua nos finais de semana na orla em Itaparica e na 3 ponte, buscando gerar nesses espaços ações cidadãs de resgate a população em situação de rua, e profissionais do sexo que ali se encontram.

Com o acompanhamento continuo, foi percebida a carência espiritual dessa população. A partir daí, foi implantado o que Igreja Na Rua, que se reúne aos domingos embaixo da ponte oferecendo aos moradores auxílio espiritual a todos que ali estão, além de uma alimentação sadia (cafe e almoço), corte de cabelo, roupas e dicas sobre saude e autocuidado. Tudo com o suporte de voluntários e com apoio de algumas instituições religiosas.

O projeto está crescendo e hoje está buscando parcerias e apoio para terminar a reforma do prédio onde vai funcionar um centro cultural em um galpão no bairro Jardim Botânico. Lá serão oferecidos aulas de reforço escolar, cursos profissionalizantes, apoios psicológico e espiritual, e atividades culturais.

O pastor e missionário João Valvassori lidera projeto
O pastor e missionário João Valvassori lidera projeto
Foto: Projeto Maltrapilho/Divulgação

NOTAS DA SEMANA

Conferência da família

A Igreja Batista da Lagoinha realizará neste final de semana a Conferência da Família. Os temas deste domingo (02), às 10h e às 19h, serão “Educação de Filhos e a Relação Familiar”.

Bruno Bacelar Dias, pastor anfitrião, conta que o objetivo da conferência é ministrar sobre princípios e valores para família, pois crê que a família é um projeto de Deus para as pessoas.

A preleção ficará por conta do pastor responsável pelo Ministério da Família da Igreja Batista da Lagoinha (da sede, em Belo Horizonte), Sérgio Ricardo C. Oliveira (mais conhecido como pastor Serginho) é casado com a Pra. Aline de Oliveira e pai de João Pedro e Ana Clara, também é pastor da Igreja Batista da Lagoinha no bairro Buritis (BH/MG). A entrada é franca. O endereço da igreja é Avenida Fernando Ferrari, 684, em frente à Ufes.

Maratona de teatro 

O teatro Corbã encerra o ano de 2018 com uma maratona de apresentações da peça “Em Nome do Rei”. Hoje, o grupo se apresenta na Igreja Batista de Caxias do Sul em Soteco, Viana, próximo da creche. Amanhã, a Primeira Igreja Batista de Novo Horizonte, Serra, será o palco dos atores. Já no dia 8, a Assembleia de Deus Libertação em André Carlone, na Serra, recebe a apresentação. A Igreja Batista do Avivamento, em Praia Grande, em Fundão. Ainda tem espetáculo no próximo dia 16, na Igreja Quadrangular de Feu Rosa, na Serra. Todas as apresentações acontecem às 19h30.

Gira na praia

O Centro Espírita Orixalá (CEO) convida a todos para a Gira Especial de Praia, neste domingo (02), a partir das 8 horas. Essa cerimônia é a que encerra os trabalhos do ano, em agradecimento a todos os serviços prestados pela espiritualidade, a todas as bênçãos recebidas e a todo progresso adquirido através do aprendizado pelo exercício da caridade. Vai acontecer na Enseada das Garças, em Fundão, com a presença de médiuns dos CEOs de Vila Velha, Linhares e São Mateus. A gira é aberta ao público.

Ver comentários