Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Seminaristas gravam clipe de fim de ano e fazem sucesso nas redes sociais

São mais de 3 mil acessos no canal do Youtube do Seminário, 50 mil alcances na página do Facebook e 7 mil visualizações no Instagram


Clipe dos seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Penha da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.
Clipe dos seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Penha da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.
Foto: Divulgação

As máximas “Quem canta seus males espanta” e “Quem canta reza duas vezes” foram experimentadas pelos 40 seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Penha da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

Eles se reuniram para cantar uma música especial de final de ano. Não só ensaiaram e cantaram, mas também gravaram um clipe transmitindo uma mensagem de paz, esperança e amor.

Os jovens seminaristas modernizaram a melodia de Adeste Fidelis (Vinde, Adoremos) com uma pegada mais elétrica dos instrumentos. O resultado foi inesperado, e em pouco tempo o clipe viralizou em redes sociais e em grupos de Whatsapp. São mais de 3 mil acessos no canal do Youtube do Seminário, 50 mil alcances na página do Facebook e 7 mil visualizações no Instagram. 

Confira:Vídeo com os seminaristas

Segundo os reitores do Seminário, padre Jorge Camos Rampos e padre Arthur Francisco Juliatti dos Santos, o clipe tem por missão transmitir a todo povo de Deus uma mensagem de fé em tempos de violência e discórdia: “O vídeo tem por objetivo levar uma mensagem de paz à humanidade e fortalecer a esperança em Cristo, que deve nascer todos os dias em nossas vidas”, disseram.

A música escolhida é do século 17, uma das canções mais executadas no mundo, especialmente no período natalino, mas os jovens seminaristas modernizaram a melodia com uma pegada mais elétrica dos instrumentos.

Vocação

Os jovens seminaristas são de várias regiões da Arquidiocese - da Grande Vitória e também do interior do Estado. São necessários oito anos de formação teórica para se tornar padre, entre acompanhamentos, trabalhos pastorais nas paróquias, aulas de filosofia e teologia.

Muitos deles decidiram largar faculdades e profissões para serem padres. Já para outros, a vocação surgiu na vivência dentro da Igreja. Apesar de trabalhar em outras áreas ou até buscar uma profissão, decidiram largar tudo por um ideal maior.

A canção

Pesquisa histórica tem demonstrado que o verdadeiro autor da canção Adeste Fidelis é John Fracis Wade (1711-1786). Ele nasceu em cerca de 1711, na Inglaterra. Era filho de um comerciante de tecidos e radicou-se na cidade de Douay, na França.

Morava em uma faculdade inglesa que servia de refúgio político e religioso para refugiados da rebelião jacobina de 1745. Wade era professor de música e copista, e vendia suas cópias nas casas e capelas.

O fato é que o primeiro manuscrito deste hino que associava letra e música foi publicado em 1751 na coleção de John Francis Wade intitulada “Cantus Diversi Dominicis et Festis per Annum” (Diversos Cânticos para os Domingos e Para as Festas do Ano).

Posteriormente, manuscritos encontrados em 1946 por Maurice Frost não deixaram dúvidas de que o autor da letra e música é mesmo John Francis Wade.

Ver comentários