Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Aniversário de Igreja Nosso Senhor dos Passos será ao som de orquestra

Confira a programação que acontece nos 135 anos da paróquia de Cachoeiro de Itapemirim


Orquestra Camerata Sesi
Orquestra Camerata Sesi
Foto: Victor De Pra/Divulgação

 

 

A Igreja Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim, completa 135 anos e vai comemorar com uma apresentação musical. O templo vai receber mais uma apresentação da Orquestra Camerata Sesi, nesta próxima quinta-feira (14). A apresentação acontece às 19h30. Durante 60 minutos, os músicos vão trazer canções de Mozart, Bach, Vivaldi e outros compositores populares.

Para o padre Evaldo Ferreira, responsável pela paróquia, esse é um momento de confraternização, onde os fieis vão poder conferir grandes clássicos da música popular brasileira.

“Uma boa música eleva a alma e faz com que a gente tenha um momento de reflexão com Deus. Vai ser um presente para quem tiver o privilégio de poder assistir a essa apresentação”, destacou.

Durante a cerimônia, padre Evaldo vai entregar a bênção do Nosso Senhor dos Passos, uma homenagem simbólica para ex-lideranças da comunidade e benfeitores que tenham contribuído ao logo dos anos para que a igreja se mantenha de pé. "São pessoas que colaboraram na organização e manutenção do templo", explicou padre Evaldo.

História

A Igreja Nosso Senhor dos Passos, também conhecida como Matriz Velha, recebeu a bênção inaugural em 1884. Era uma capela de propriedade particular do capitão Francisco de Souza Monteiro, na época, uma importante personalidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Era pai de figuras religiosas e políticas da cidade, como Jerônimo Monteiro, governador do Estado na época; Bernadino Monteiro, também um importante político da região; e Dom Fernando Monteiro, este último sendo o primeiro bispo nomeado no Espírito Santo.

A capela de Nosso Senhor dos Passos foi doada à paróquia, passou por diversas reformas em 1882 e começou a funcionar como matriz de Cachoeiro em 1884, já dedicada a São Pedro Apóstolo, padroeiro da cidade.

A orquestra

A Orquestra Camerata Sesi é liderada pelo maestro Leonardo David e sua equipe de músicos é famosa por inovar no formato de suas apresentações, com fusões de gêneros musicais eruditos e populares como rap, MPB, forró e rock, incluindo parcerias com bandas locais e músicos consagrados nacionalmente, entre os quais Paulo Ricardo e Leoni.

Ver comentários