Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Domingo de Ramos: o início da Semana Santa

Confira programações que relembram o momento em que Jesus é recebido em Jerusalém como um rei


Padre Anderson Gomes vai presidir a missa de ramos no meio da rua na Praia da Costa
Padre Anderson Gomes vai presidir a missa de ramos no meio da rua na Praia da Costa
Foto: Divulgação

Neste domingo (14), a Igreja Católica dá início à Semana Santa, com a celebração do Domingo de Ramos, relembrando o momento em que Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, com ramos de palmeiras.

Vila Velha

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa, Vila Velha, o padre Anderson Gomes vai celebrar, às 19h, a missa de Domingo de Ramos, no meio da Rua São Paulo, em frente a Igreja Matriz, devido ao grande número de fiéis. São esperadas mais de 4 mil pessoas.

Antes, às 18h30, começa uma procissão, com saída em frente à Igreja Santo Antonio da Praia da Costa com destino à Igreja Matriz.

Vitória

No Santuário Basílica de Santo Antônio, em Vitória, o Domingo de Ramos será celebrado na Igreja Matriz às 6h30 e no Santuário às 8h30 e 19 horas. A procissão de ramos sairá às 7 horas da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, passando pelas Comunidades Nossa Senhora das Dores, São José, Sagrada Família e Nossa Senhora Aparecida, em direção ao Santuário.

Também sairá uma procissão com os fiéis da Comunidade de Santa Terezinha, às 7h30, que irá integrar-se às Comunidades de São Sebastião, Santa Rosa de Lima e da Igreja Matriz, na Praça da Bandeira, também até o Santuário, onde as 8h30 acontece a bênção dos ramos e a missa.

Catedral

Já a Paróquia Nossa Senhora da Vitória, a bênção dos ramos será às 8 horas, na Catedral, seguida de celebração de missa. Em seguida, às 9h30, a procissão vai sair da Comunidade Nossa Senhora da Piedade e vai até a quadra da Fonte Grande, onde será celebrada a missa pelo arcebispo Dom Dario Campos. Às 18h, a missa paroquial, com bênção dos ramos, será em frente à antiga Assembleia Legislativa, seguida de procissão até a Catedral.

Serra

Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Bairro de Fatima, na Serra, as celebrações começam às 7h45, com bênção e procissão de Ramos, saindo da Comunidade Mensageiros da Boa Nova, seguida de missa às 8h30, 10h30, 18h e 20h, com bênção de ramos.

Mais Semana Santa

Dom Dario celebra missas na Piedade e no Moscoso

Procissão e primeira Missa do Arcebispo de Vitória, Dom Dario, no bairro São Benedito, em Vitória
Procissão e primeira Missa do Arcebispo de Vitória, Dom Dario, no bairro São Benedito, em Vitória
Foto: Fernando Madeira

O Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, celebra o Domingo de Ramos às 9 horas na Comunidade Nossa Senhora da Piedade, no Morro da Piedade. Outro momento da Semana Santa em que Dom Dario celebra mais próximo de comunidades carentes será na Quinta-Feira Santa (dia 18 de abril), quando ele preside, as 19h30, a Missa do Lava-Pés na Comunidade Imaculado Coração de Maria, no Morro do Moscoso.

No dia 18, pela manhã, Dom Dario estará na Catedral Metropolitana de Vitória, às 9 horas, para celebrar a Missa do Crisma, e no dia 19 ele preside a Paixão do Senhor, às 15 horas, também na Catedral.

No dia 20 de abril (Sábado Santo) ele preside a Vigília Pascal às 19 horas na Catedral de Vitória e no dia 21 (Domingo de Páscoa), a Missa das 8 horas.

Também no dia 21, às 15 horas, Dom Dario estará no Convento da Penha para a abertura da Festa da Penha 2019. O primeiro dia do Oitavário terá a Missa no Campinho com a participação da Área Pastoral Vila Velha.

Praia do Canto

Cerimônia do Lava-pés
Cerimônia do Lava-pés
Foto: Paróquia Santa Rita/Divulgação

A Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, a missa de Domingos de Ramos será celebrada às 9 horas, seguida por procissão que vai começar próximo ao Colégio Up. Às 16 horas, acontecerá uma celebração penitencial para jovens e adolescentes, no templo da igreja matriz.

Já no dia 16, das 19h30 às 21h, haverá momentos de confissão individual, na matriz. Uma celebração penitencial será a programação do dia 17, às 19h30. No dia seguinte, às 9 horas, será celebrada a Missa do Crisma, na Catedral de Vitória. Às 19h, também do dia 18, acontece a cerimônia do Lava-pés na matriz. Mais tarde, às 21h, começa uma vigília noturna, na matriz.

A sexta-feira começa com adoração ao Santíssimo, das 7h às 14h, no anexo da igreja matriz. Às 15 horas, começa a Celebração Paixão e Morte do Senhor, também na matriz, seguida de via-sacra pelas ruas da Praia do Canto. No Sábado de Aleluia, às 19 horas será celebra de Vigília Pascal, na matriz. Já no dia 21, domingo de Páscoa, serão celebradas missas às 7h, 9h, 18h e 19h30, no templo.

Coleta especial

Também no Domingo de Ramos, a Igreja Católica realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os organizadores ressaltam: “É importante sermos solidários com aqueles que sofrem e transformarmos o nosso jejum ou abstinência em um gesto de amor ao próximo, em uma doação generosa. Todo o recurso arrecadado é destinado a projetos sociais”.

Ver comentários