Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

Procissão de Corpus Christi solidária na Praia do Canto

A tradição da paróquia é fazer os tapetes para procissão com lençóis e cobertores, que depois serão doados a instituições


Procissão de Corpus Christi com cobertores e lençóis é tradição na Paróquia Santa Rita na Praia do Canto
Procissão de Corpus Christi com cobertores e lençóis é tradição na Paróquia Santa Rita na Praia do Canto
Foto: Paróquia Santa Rita/Facebook

A solenidade de Corpus Christi este ano acontece no dia 20 de junho. A data marca a memória da instituição da Eucaristia e é celebrada em todas as paróquias 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira após o dia da Santíssima Trindade. Para marcar a data, será celebrada uma missa solene às 9h na igreja matriz da Paróquia Santa Rita Praia do Canto em Vitoria, seguida de procissão.

A tradição da paróquia é fazer os tapetes para procissão com lençóis e cobertores, que depois serão doados a instituições. Esta é uma forma de ajudar as pessoas mais necessitadas, que receberão os cobertores antes da chegada do inverno – e, ainda, cuidar do meio ambiente.

Em 2018, a arrecadação bateu recorde: mais de mil peças foram doadas pelos fiéis! A quantidade – o dobro dos anos anteriores – impressionou. Foram tantos cobertores e lençóis que nem todos foram utilizados para a montagem do tapete.

Como os lençóis serão utilizados após a procissão, recomenda-se que as pessoas acompanhem a passagem do Santíssimo Sacramento caminhando apenas pelas laterais da rua.

As pessoas que quiserem doar lençóis e cobertores para serem usados na procissão podem entregá-los na secretaria paroquial. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h (às quintas, das 13h às 17h).

Notas da semana

Festa na Canção Nova

Neste fim de semana (14 a 16), a Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), realiza a 5ª Festa do Pai das Misericórdias, com o tema: “O Pai me ama”. A festa oficial do Santuário do Pai das Misericórdias acontece anualmente, no primeiro domingo após Pentecostes, data litúrgica em que a Igreja celebra a Santíssima Trindade.

A programação da Festa terá momentos de: Adoração ao Santíssimo Sacramento, Catequese, Consagração ao Pai das Misericórdias; pregações; procissão; missas e, no último dia, show com a cantora Juliana de Paula. Ela se apresentará no Mirante da Fé, novo local de peregrinação na Canção Nova, onde também haverá barracas de comidas típicas.

A missa de abertura, na sexta-feira (14), às 20h, será presidida pelo padre Bruno Costa, da Canção Nova. No sábado (15), às 10h, a celebração é voltada para os enfermos, e será presidida pelo vice-reitor do Santuário, padre Marcio Prado. No mesmo dia, para presidir a missa das 16h, a Canção Nova recebe o bispo emérito da Diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni. Na sequência, haverá uma “Procissão Luminosa”, com a oração do terço, saindo do Santuário até a Ermida. Participação da missionária Sônia Venâncio.

O administrador apostólico da Diocese de Lorena (SP), Dom João Inácio Müller, presidirá a missa solene da festa, domingo (16/06), às 15h.

Ver comentários