Coluna da Fé

Coluna assinada pela jornalista Joviana Venturini. Para divulgar seu evento ou lançamento religioso basta enviar um texto sobre ele para o nosso email

colunadafé@gmail.com

  • Últimas da coluna

São José de Anchieta será homenageado por poetas  

No evento serão ministradas palestras abordando o santo como o primeiro professor do Brasil e sua importância para a catequese dos índios em solo capixaba


Padre José de Anchieta
Padre José de Anchieta
Foto: Divulgação

O padre José de Anchieta, hoje São José de Anchieta, será o grande homenageado no XVI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, que acontece no município que leva o nome do santo, no Sul do Estado, no período de 4 a 7 de julho, na sua Câmara Municipal. A programação é gratuita.

Jesuíta espanhol, José de Anchieta (1534-1597), foi canonizado pelo Papa Francisco em 3 de abril de 2014. A Igreja Católica enaltece o seu trabalho como missionário que catequizou os indígenas.

Anchieta fundou no Espirito Santo as igrejas matrizes de Reritiva (Benevente, Anchieta) e Guarapari, como também as cidades de Reritiva (Benevente e hoje Anchieta), Guarapari e São Mateus.

Ao final da vida, atraído pelo aspecto ameno de Reritiba, por lembrar a sua terra natal Laguna de Tenerife, Anchieta escolheu essa vila do Espírito Santo para viver os últimos dez anos de sua vida. Ele morreu em junho de 1597, aos 63 anos.

 

 

No congresso serão ministradas palestras abordando Padre José de Anchieta como o primeiro professor do Brasil, a sua importância para a catequese dos índios em solo capixaba, a importância no desenvolvimento do teatro, na fundação da então Reritiba, hoje Anchieta. Também serão abordadas as divergências quanto a fundação da hoje Anchieta, e a participação de Anchieta em todo esse processo. Como também sua missão evangelizadora por todo o litoral do Brasil, pois viajava muito.

Manoel Goes Neto, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV), será um dos participantes e de uma mesa redonda sobre a história da cidade de Anchieta, tendo como mediador o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), Getulio Neves, com a participação dos escritores e pesquisadores Clério Borges e Roberto Vasco.

Notas da semana

Palestra espírita

O Centro Espírita Henrique José de Mello convida para o estudo do Livro dos Espíritos, que acontece todos os domingos, às 16h30. O endereço de lá é Rua do Vintém, 19, Centro, Vitória.

Curso sobre matrimônio e família

Os padres Renato Criste, Mestre em Teologia do Matrimônio e Família e Hiller Stefanon, Mestre em Direito Canônico, ministram no dia 7 de julho o curso Dimensão Pastoral-jurídica sobre matrimônio e família. O curso acontece no Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian e as inscrições podem ser realizadas nas secretarias das paróquias ou com agentes da Pastoral Familiar.

Ver comentários