Beatriz Marcarini

Titular da Coluna Dona Encrenca

[email protected]

  • Últimas da coluna

Multa de R$ 9 mil se não limpar o terreno baldio

Confira a coluna Dona Encrenca desta quinta-feira, 23 de março


O terreno cheio de lixo está na Rua Pastor João Pedro da Silva, Aribiri, em Vila Velha
O terreno cheio de lixo está na Rua Pastor João Pedro da Silva, Aribiri, em Vila Velha
Foto: Foto do Leitor

Lixo, mato alto, entulho e até resto de caminhão. Todos esses problemas estão em um único terreno, no bairro Aribiri, em Vila Velha. E quem está muito incomodado com essa situação é nosso parceiro Fabiano Pereira.

Ele até reconhece que a Prefeitura de Vila Velha faz a parte dela, limpando a região. Fabiano diz, também, que os causadores do problema são os próprios cidadãos. “A culpa de tanta sujeira é exclusivamente dos moradores que não têm senso, e nem noção, do perigo que habita nesse lixão. O terreno em questão é particular e o dono não se dá o trabalho de cercar o local e zelar pela ordem e pela limpeza”, afirma o morador.

Essa situação, claro, gera outros problemas: como a proliferação de mosquitos, ratos, baratas e um terrível mau cheiro.

Você deve lembrar que, há cerca de duas semanas, nós publicamos essa reclamação, mas sem a resposta da prefeitura que não tinha nos respondido. Continuamos cobrando e agora temos uma posição oficial.

Segundo a prefeitura, uma equipe de fiscalização de Postura será acionada para notificar o proprietário do terreno em Aribiri.

Depois da vistoria da prefeitura, se confirmada a denúncia do nosso leitor, os agentes fiscais vão notificar o proprietário para providenciar a limpeza, manutenção e cercamento do terreno que está servindo de depósito de lixo. Após o prazo de 10 dias, caso o responsável não cumpra a notificação, será lavrado um auto de infração que pode chegar até mais de R$ 9 mil, conforme determina o Código de Limpeza Urbana Municipal (Lei 2915/94).

Encrencas

Upa lotada e quente

Calor e aglomeração de pessoas são reclamações sobre a UPA de Carapina, na Serra
Calor e aglomeração de pessoas são reclamações sobre a UPA de Carapina, na Serra
Foto: Arquivo

“Na sexta-feira passada, eu fiquei quase o dia todo esperando atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, na Serra, que estava lotada. Além disso, o local é quente: os três ares-condicionados de lá estavam sem funcionar, além disso, as pessoas ficaram aglomeradas. É um total descaso com a população. Outra situação que incomodou é que ficaram chamando nomes de pessoas que já tinha sido atendidas, o que deu a entender que estavam enrolando para não atender as outras pessoas.”

Deyse Guimarães, Serra

- Ei Dayse, sobre a reclamação na estrutura, a Prefeitura da Serra disse que a unidade está passando por reparos e quando eles ficarem prontos, segundo a administração, os pacientes terão mais conforto. Quanto ao atendimento, a prefeitura afirmou que, na última sexta-feira - dia em que você estava lá -, mais de 70% dos pacientes que procuraram atendimento na UPA eram considerados não graves. Por isso, de acordo com a prefeitura, esses pacientes poderiam ter ido às Unidades Básicas de Saúde, locais mais indicado para estes casos, que inclusive seguem com o acompanhamento do médico do posto. Vale explicar que a UPA de Carapina destina-se ao atendimento de casos graves de saúde (urgência e emergência). Por isso, os pacientes passam pela classificação de risco, conforme os sintomas e sinais do paciente (febre, dor, etc) e são atendidos pela ordem de emergência.

Alguém pode resolver?

“Dona Encrenca, eu moro em Jardim da Penha, em Vitória. Há quase um ano tem um bueiro entupido na minha rua. Eu e meus vizinhos já fizemos várias ligações ao número 156 da prefeitura e, a cada um que liga, eles dão um prazo diferente para resolver o problema. Porém, nenhum dos prazos que nos foram dados, até o momento, foram cumpridos e nada foi resolvido. Acho que as coisas só se resolvem depois que vamos pra mídia. Por isso, apelo pra você. Esta mesma prefeitura, que nos cobra cuidados contra dengue e todas as doenças que o nosso amigo Aedes Aegypti nos provoca, não faz sua parte? Por favor, faça alguma coisa por nós.”

Maria Stella Ravani, Vitória

- Maria, depois de tanta espera, o pedido de vocês, finalmente, foi atendido. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços, há um mutirão de limpeza no bairro acontecendo nesta semana e a limpeza dos bueiros estava programada para esta quinta-feira (22). Esperamos que o problema tenha sido resolvido.

Ver comentários