Beatriz Marcarini

Titular da Coluna Dona Encrenca

[email protected]

  • Últimas da coluna

Aprenda a tirar manchas dos chinelos de borracha

Confira a coluna Dona Encrenca deste domingo, 18 de junho


Todo mundo tem em casa aquele chinelo de borracha. Queridinho dos brasileiros, ele é usado em várias ocasiões. Mas, justamente por estar sempre no nosso pé, ele acaba ficando encardido.

Então, o chinelo que era branco fica preto e os coloridos ficam aquela marca de pé, tirando o aspecto de novo.

Para te ajudar a limpar os chinelos, a Lucy Mizael, consultora do ESTV 1ª Edição, tem uma dica. Para fazer a limpeza, você vai precisar de uma colher de sapólio cremoso líquido, uma colher de vinagre (qualquer tipo) e uma colher de bicarbonato.

Misture todos os ingredientes em um potinho. Em seguida, passe essa pastinha nos chinelos, esfregue um pouco e deixe agir por cerca de 10 minutos. Em seguida, esfregue mais um pouco e enxague.

O chinelo vai ficar novinho em folha! E essa dica também pode ser usada em chinelos coloridos.

Encrencas

Esgoto vazando em dois bairros

“Está muito difícil passar pelas ruas dos bairros Seac e Ribeirão, em São Mateus, no Norte do Estado. Elas estão tomadas de esgoto. Na Rua B, em Seac, por exemplo, o esgoto passa a céu aberto, há mais de oito meses, a situação é tão grave que a via teve que ser interditada. Para passar por lá, só a pé. E mesmo com o esgoto correndo no meio da rua, a cobrança de coleta de esgoto sempre vem no boleto de cobrança. Por mês, os moradores pagam quase R$ 30 por um serviço ineficiente. Com um bueiro entupido, o esgoto chegou a alagar a rua e até algumas casas da região. Já no bairro Ribeirão, o córrego virou um valão. O mau cheiro é presença constante. Uma limpeza já ajuda a amenizar os problemas”.

Moradores, São Mateus

- O Saae de São Mateus disse que a limpeza do valão do bairro Ribeirão será feita amanhã. Sobre o problema de esgoto na Rua B, do bairro Seac, a companhia disse que os moradores construíram as casas em cima da rede esgoto e sem a autorização dos órgãos públicos. A prefeitura até começou uma obra na rede, mas ela está parada. A previsão é que ela seja retomada na última semana de junho.

Meia ajuda

“Dona Encrenca, venho por meio deste relato, fazer uma reclamação contra a Secretaria de Estado de Educação (Sedu). O governo capixaba coloca na mídia que está capacitando trabalhadores e desempregados. Porém, ele está ofertando vagas em cursos técnicos mas não oferece, por exemplo, passagens, para quem, como eu, está desempregado. Pessoas que estão sem emprego, têm dificuldades, em dispor, de renda para transporte”.

Denilson Gomes

- Olá Denilson, obrigada por nos procurar falando sobre essa situação. Nós procuramos a Sedu, mas, até o final desta edição, nós não tínhamos recebido uma posição oficial. Mas fica a promessa: vamos continuar cobrando!

Ver comentários