• Últimas da coluna

Neucimar e a nova regra no governo

Confira a coluna Praça Oito desta quarta-feira, 8 de março


Praça oito

Desde 2003, os cargos de comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) sempre foram ocupados por quadros de vocação e formação estritamente técnica. Historicamente, é uma pasta que costumava ficar preservada daquele jogo político conhecido por todos, regido pela acomodação de aliados e pelo preenchimento da cota de partidos da base do governo em espaços da máquina. Resumindo, era uma secretaria imune a indicações políticas. Mas o governador Paulo Hartung acaba de abrir um precedente e ultrapassar essa fronteira de forma inédita, com a nomeação do ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PSD) para a Subsecretaria de Logística, Transportes e Comércio Exterior.

Neucimar não é um quadro completamente estranho à função que acaba de assumir (a nomeação foi publicada na última segunda, no Diário Oficial do Estado). Como deputado federal e prefeito (2009-2012), procurou atuar em causas ligadas ao empreendedorismo, e foi com o mote de “prefeito empreendedor” que disputou a campanha de 2016 em Vila Velha, a qual marcou a sua terceira derrota seguida em eleições.

E é aí que está o “senão”: Neucimar tem, acima de tudo, perfil profundamente político, concorre a mandatos eletivos a cada dois anos e confirma o projeto de concorrer a deputado federal em 2018, antecipado por ele dias após a última derrota nas urnas. “Sim, mantenho. Inclusive tive reunião ontem (segunda-feira) com meu grupo político. O projeto é a deputado federal.”

Além disso, Neucimar é o presidente estadual do PSD, um dos partidos mais importantes da base de Hartung e que assim aumenta seu espaço no governo estadual. Perguntamos ao ex-prefeito o que falará mais alto em sua atuação na pasta: o lado político ou o técnico?

“Nós vamos continuar o trabalho que já está em andamento hoje na secretaria. Temos muitas demandas que exigem um bom trabalho técnico, mas também muitas demandas que dependem de uma boa articulação política tanto estadual como nacional. Vamos trabalhar essas duas frentes para que possamos alavancar bons projetos”, responde Neucimar.

Segundo ele, como subsecretário, ele terá a atribuição de cuidar de todas as atividades de comércio exterior no Estado, além dos projetos de portos e novos portos e da estrutura rodoviária e ferroviária. O convite foi confirmado pessoalmente pelo governador na última quinta-feira, ocasião em que Hartung passou uma instrução ao aliado:

“Além de desburocratizar a questão do comércio exterior, ele me pediu para que eu pudesse focar meu trabalho junto aos prefeitos para eles desenvolverem os planos de desenvolvimento econômico municipal, buscando aumentar a receita com base na produção local e diminuir a dependência dos repasses do Estado e da União. Vamos realizar um trabalho mais próximo dos prefeitos, no Estado inteiro.” Ou seja, Neucimar vai passar a percorrer o Estado, articulando-se com prefeitos como representante do governo.

Questionado se o trabalho na subsecretaria ajudará a sua candidatura, o ex-prefeito afirma que agora a sua missão é ajudar o Estado e os municípios a atrair novas empresas, mas admite que estar no governo é melhor que ficar na planície. “Com certeza. É melhor acender uma vela do que dormir no escuro.”

Para Neucimar, eleger-se em 2018 é vital para sua sobrevivência política. Para isso, encontrou guarida na equipe de PH, em cargo que o ajudará a se manter em evidência. O caso dele chama mais a atenção por ser na Sedes, mas está longe de ser o único. Concluída a reforma do secretariado, a equipe do governo nunca teve cara tão política. Nos dois primeiros escalões, seria possível montar uma chapa pesada de candidatos à Câmara. É assunto para uma próxima coluna.

Sai sangue novo

Neucimar Fraga assume um cargo-chave na Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), pasta que tradicionalmente tem gestores 100% técnicos, como era o caso de seu antecessor, Orlando Bolsanelo Caliman, exemplo de “sangue novo” no início do governo, mas agora substituído pelo experiente político de Vila Velha.

A pedido

Caliman afirma, no entanto, que realmente deixou o cargo a pedido e que já tinha comunicado a decisão internamente em fevereiro. Ele voltou a atuar na empresa da qual é sócio, a Apex Partners, como diretor jurídico.

O pioneiro

O primeiro quadro de perfil político-partidário nomeado para a equipe da secretaria no atual governo foi José Carlos da Fonseca Júnior, também do PSD. Antes de se tornar chefe da Casa Civil, ele foi assessor especial da pasta. A nomeação de Neucimar, por sinal, é mais uma confirmação da influência adquirida por Zé Carlinhos na equipe de governo.

Rompimento confirmado

Givaldo Vieira confirma: é pré-candidato à presidência estadual do PT, pela chapa “Para voltar a sonhar”. Ele admite, ainda, que está rompido com João Coser, seu provável adversário na disputa. “Do ponto de vista interno, sim, há esse rompimento, de natureza programática. Mas, do ponto de vista da política, não. Somos companheiros de partido e vamos seguir atuando juntos.”

Corrente quebrada

Givaldo ainda disse que não se considera mais um membro da Alternativa Socialista, corrente de Coser no PT. “Oficialmente saio neste momento. Não tenho mais identidade com a corrente.”

Ver comentários