Leonel Ximenes

[email protected]

  • Últimas da coluna

Canhão histórico é resgatado de oficina


Foi “resgatado” ontem de manhã, no terreno de uma oficina em Goiabeiras, um canhão histórico de cerca de cinco toneladas que já está exposto na Casa da Memória na Prainha. O armamento bélico (fotos abaixo) foi retirado com autorização do Exército por membros do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha. Ele receberá uma base para ser apresentado oficialmente no próximo dia 23 de maio, quando a primeira capital do Estado comemora 480 anos de fundação.



Restauração


Segundo Manoel Góes, curador da Casa da Memória, o canhão será limpo, restaurado e analisado por especialistas para identificar sua origem e data de construção. “Por suas características, o canhão deve ter pertencido a algum conjunto de canhões usados para defesa do Fortim de Santa Cruz, em Porto Seguro, Bahia, ou de algum fortim similar”, adianta.



Ex-sub no sub


Paulo Júnior, subsecretário da Casa Civil no governo Casagrande e hoje assessor parlamentar do deputado Freitas (PSB), exibia outros dotes ontem à tarde na garagem da Assembleia: mostrou-se um excelente manobrista de carros oficiais.



Verdes insustentáveis


A reunião da executiva estadual do PV foi realizada ontem em volta de uma mesa repleta de bolinhos de chuva. Devidamente turbinados com excesso de açúcar e gordura.



SOS Rio Doce


O Instituto Terra apresentará hoje, na Secretaria Estadual de Agricultura, informações sobre o Rio Doce para representantes de diversos escalões do governo do Estado.





Petrodesperdício


Domingo passado, 21h40: dois andares inteiros do suntuoso prédio da Petrobras na Reta (ou Curva?) da Penha estão acesos, nos fundos voltados para a Rua Constante Sodré. Dá até para “adaptar” o slogan da empresa: “A energia é o nosso (deles) desafio”.



É grave a crise


Tem uma igreja evangélica à venda no Bairro República.



Bate forte, chuva!


De uma leitora já sem paciência com tanta secura: “Sou totalmente contra a violência, mas aceitaria umas boas pancadas de chuva”.



Inflação em silêncio


No último fim de semana, Iriri, no Sul do Estado, estava livre daqueles carros com som estridente e de mau gosto, mas a dona inflação deu uma passadinha por lá: uma garrafa de 600 ml de cerveja estava sendo vendida a quase R$ 9.



Ideia luminosa


O diretor da Prodest, Renzo Colnago, resolveu de forma simples a determinação do governo de economizar: ele mandou desativar metade das lâmpadas da sede do instituto na Praia do Suá. E olha que, mesmo assim, ninguém ficou no escuro.



Na terra do canal


Os secretários de Estado do Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, e de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy, vão visitar o Panamá junto com uma comitiva de 26 empresários capixabas numa missão técnica promovida pelo Sinduscon, de 27 de janeiro a 3 de fevereiro.



Saúde em movimento


O secretário estadual da Saúde, Ricardo Oliveira, visita hoje o Samu 192 e a Central de Regulação de Leitos. Na última semana, percorreu os Hospitais Dr. Jayme Santos Neves e Dório Silva. Amanhã, discute a situação financeira (difícil) da Saúde com todos os diretores de hospitais da rede própria, superintendentes regionais e diretores dos Centros Regionais de Especialidades.



Alô, presidente Dilma!


O país está apagando e pagando?

Ver comentários