• Últimas da coluna

Motociclistas recebem 46% dos seguros por acidente

Confira a coluna Victor Hugo desta segunda-feira (20/6)


Entre janeiro e março de 2015, foram pagos a 244 pessoas o seguro DPVAT, um número 5% menor que no ano passado, quando foram 256 indenizações pagas. O que mudou, no entanto, foi o perfil da vítima. A maioria dos que recebeu o seguro no ano passado se envolveu em acidente de carros. Este ano, a maioria (46%) foi de motociclistas.

Como se sabe...

O DPVAT é aquele que é cobrado junto ao licenciamento do veículo e indeniza as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil.

Essa fofura de filhotinho é a labrador Jaçanã. Ela é um dos 40 cães que vão fazer parte de um curso do Ifes, o Curso Técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia, e ficarão com famílias socializadoras, que vão cuidar e socializar os cachorrinhos. Depois, eles vão ajudar pessoas com deficiência visual - hoje há um déficit enorme deles.
Essa fofura de filhotinho é a labrador Jaçanã. Ela é um dos 40 cães que vão fazer parte de um curso do Ifes, o Curso Técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia, e ficarão com famílias socializadoras, que vão cuidar e socializar os cachorrinhos. Depois, eles vão ajudar pessoas com deficiência visual - hoje há um déficit enorme deles.
Foto: Divulgação

Orgulho capixaba

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, estará hoje no Teatro Municipal do Rio de Janeiro para acompanhar os 14 – orgulho! – capixabas que ganharam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, incluindo as trigêmeas Fábia, Fabiele e Fabíola Loterio, de 15 anos.

Queridinho da locação

Centro da noite boêmia de Vitória, o bairro Jardim da Penha continua sendo o preferido para locação. Imóveis de dois e três quartos no bairro chegam a receber mais de 500 cliques por semana no site da Betha Espaço Imobiliária. Para o diretor comercial da imobiliária, Charles Bitencourt, a proximidade com a Ufes é o grande motivo para a alta procura.

Ala para os capixabas

A Casa da Cultura e Biblioteca Municipal de Afonso Cláudio, que acabou de ser reinaugurada, está criando uma ala dedicada exclusivamente aos escritores capixabas. Cacau Monjardim, diretor-executivo da Fundação Jones Santos Neves, que cuida do espaço, fez um pedido à Academia Espirito Santense de Letras para que os associados enviem seus livros.

Na natureza

A frequência de leitores da biblioteca dobrou após a inauguração, mesmo no período de férias, diz Cacau. É que dá para ler à beira do rio, no jardim da biblioteca, um lugar super agradável. Tão agradável que semana passada umas senhorinhas pediram para usar o espaço... para jogar baralho.

Apoio à doação

Com a redução da quantidade de doações de córneas e com as filas de espera crescendo, várias entidades se reuniram em campanha pela doação do órgão, em prol do Banco de Olhos. A campanha vai começar em setembro e ganhou ontem o apoio da Cooperativa dos Angiologistas e Cirurgiões Vasculares do Espírito Santo (Coopangio-ES). Hoje há, no Estado, 119 pessoas na fila.

Artesanato capixaba

O trabalho das artesãs do Projeto Espírito das Águas, desenvolvido pela Fibria em parceria com o Sebrae-ES, estarão expostos na edição 2015 da Casa Cor, que acontece de setembro a novembro. As peças estão no Anuário da Casa Cor, publicação que reúne informações dos trabalhos da mostra de decoração de várias partes do país.

Carteiras esquecidas

Quase quatro mil carteiras de trabalho estão esquecidas no Faça Fácil de Cariacica, aguardando retirada pelos titulares. A maioria, cerca de 3,3 mil, pertence a moradores da Grande Vitória, que solicitaram o documento na unidade, mas não retornaram para buscá-lo.

Do interior também

Outra parte, de aproximadamente 400 carteiras, é de capixabas do interior, que foram atendidos pela Unidade Móvel do programa e deveriam buscar os documentos nos Correios dos seus municípios, mas não buscaram no prazo de 60 dias.

Destaque na economia

O economista Laudeir Frauches, comentarista da CBN Vitória, vai receber a estatueta Economista de Destaque, concedido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-ES), durante o XX Prêmio Espírito Santo de Economia, marcado para o dia 13 de agosto. Sucesso!

Incentivo à leitura

Olha que legal: servidores do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-ES) criaram o armário “Conhecimento Grátis”, no qual cada um pode colocar livros à disposição para os colegas ou levá-los para a leitura em casa. É para compartilhar conhecimento. Uma ideia que merece ser reproduzida!

Magrelas em alta

As bicicletas estão com tudo em Vitória. Até o evento Morar Mais Vitória, de arquitetura e decoração, que, neste ano ocupa uma casa de dois andares na orla de Camburi, dedicou um espaço para as bicicletas. No espaço também tem uma representação das ciclovias, com demarcações de pontos turísticos da cidade que podem ser visitados pedalando. Legal!

Novos olhares

Duas exposições fotográficas foram inauguradas este finm de semana em comunidades de Linhares e Vila Velha, resultados de mais uma ação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Petrobras Distribuidora no Espírito Santo. Moradores de Praia da Gaivota (Linhares) e de Bebedouro (Vila Velha) aprenderam técnicas de fotografia e mostraram seu olhar sobre temas como gênero, raça, violência e paternidade responsável.

Ver comentários