• Últimas da coluna

Vereadores querem criar lista de livros "proibidos"

A Câmara de Vitória implantou uma horta suspensa ao lado do plenário. Será que as plantinhas vão resistir naquele ambiente?


Um homem está morando numa barraca no canteiro central da BR 262, na altura de Alto Laje, em Cariacica. Como bom patriota que é, a bandeira do Brasil não poderia faltar
Um homem está morando numa barraca no canteiro central da BR 262, na altura de Alto Laje, em Cariacica. Como bom patriota que é, a bandeira do Brasil não poderia faltar
Foto: Jairo Freitas

A “cruzada moralista” recebeu reforços em Marechal Floriano. Dois vereadores de lá – Cézar Ronchi (PSDB) e Diony Stein (PMDB) – apresentaram projeto de lei que proíbe “livros com conteúdos impróprios” para menores nas bibliotecas públicas municipais e comunitárias da cidade. É uma espécie de Index Librorum Prohibitorum, o “Índice de Livros Proibidos” que a Igreja Católica cultivou durante séculos (até 1966) redivivo no interior.

Defesa da família

“Esse projeto tem o intuito de defender as famílias florianenses, principalmente nossas crianças”, sustenta o vereador Stein nas redes sociais. À coluna, Cézar Ronchi promete recuar em alguns pontos e modificar o projeto em relação à “incitação à violência” e “racismo” porque, admitiu, são conceitos subjetivos.

A lista

Segundo o projeto, ficam proibidos nas bibliotecas de Marechal Floriano livros com conteúdo que faça apologia das drogas, pedofilia, zoofilia, racismo, incesto e incitação à violência. Os vereadores querem que seja criada uma lista dos livros proscritos para ser afixada nas bibliotecas.

Quem será?

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas quem será o iluminado que vai identificar esses conteúdos nas obras e definir as que devem ser banidas? E livros clássicos, como os de Monteiro Lobato, “acusados” por alguns militantes de “racista”, serão jogados à fogueira?

A História registra

A primeira edição do Index foi oficializada em 1559 pelo papa Paulo IV e tinha 550 obras censuradas. A 32ª e última edição, de 1948, tinha 4 mil títulos. Clássicos da literatura mundial estavam na lista da Igreja. Entre eles, “Madame Bovary” (Gustave Flaubert); “Os Miseráveis” e “O Corcunda de Notre-Dame” (Victor Hugo); e toda a obra de Alexandre Dumas, Thomas Hobbes e René Descartes.

Tá ruim, mas tá bom 

O deputado Bruno Lamas (PSB) reclamou ontem na Assembleia que o governo do Estado está atrasando obras importantes para a Serra: “Tem dinheiro em caixa e usa como argumento o superávit de 1 bilhão nos cofres. Ou seja, não faz porque não quer”. Bruno Lamas continua apoiando o governo.

Notícias do Carneiro

O secretário estadual de Esporte, Roberto Carneiro, vai anunciar duas boas notícias hoje: a confirmação da Meia-Maratona da Caixa em Vila Velha em 2018; e a ajuda para o Tritões disputar a final da Conferência Sudeste do Brasileiro de Futebol Americano, neste sábado, em BH.

Pulou o muro

Vitor Otoni, presidente estadual do PSDB Jovem e secretário nacional da Juventude tucana, que era ligado a Max Filho, declarou apoio a César Colnago para presidente estadual da legenda.

Dom Bosco curtiu

A respeito da nota sobre a situação do Ginásio Dom Bosco, publicada domingo na coluna, as Obras Salesianas de Vitória informam que têm orçamento para a reforma. A primeira etapa da obra começa até o final do ano e contemplará a cobertura do prédio.

Teme-se o Temer

A taxa extra da energia elétrica (bandeira vermelha) vai aumentar 42,8%.

Pintou um clima

Nesta terça, na Câmara de Vitória, o vereador Deninho Silva (PPS) elogiou duas vezes Max da Mata (PDT). Disse que o colega estava “lindo com o novo corte de cabelo e barba”.

Recado ao prefeito

Na audiência pública do Orçamento, o mesmo Max elogiou o secretário Fabrício Gandini, que respondeu a uma pergunta do oposicionista Roberto Martins. “Devido a essa humildade e paciência em dialogar com esta Casa, gostaria que fosse o senhor que viesse fazer as prestações de conta da PMV. Há tempos não víamos um respeito tão grande ao responder uma crítica de um vereador”.

Revolução em debate

O historiador Valter Pomar, ex-dirigente nacional do PT, vai dar uma palestra sobre o centenário da Revolução Russa. Será nesta sexta, das 19h às 22h, no miniauditório do Centro de Educação Física da Ufes.

Livre da taxa

O Sindirochas obteve da Justiça (6ª Vara Cível de Vila Velha) sentença favorável, para suas empresas associadas, contra a cobrança da taxa de escaneamento pelo Terminal Portuário de Vila Velha. O TVV pode recorrer.

Alô, Temer!

A Lei Áurea continua em vigor, certo?

Ver comentários