Expedição Everest

  • Últimas da coluna

Tudo certo para capixabas começarem a aventura rumo ao Everest

Juarez Gustavo Soares, Giuliano Martins Santos e Cesar Saade formam a primeira expedição genuinamente capixaba que busca atingir o cume da montanha mais alta do mundo e você confere tudo aqui no Gazeta Online


Capixabas vão subir o Everest e aproveitam para conhecer Catmandu antes
Capixabas vão subir o Everest e aproveitam para conhecer Catmandu antes
Foto: Arquivo Pessoal

Foi dada a largada e o Everest é logo ali para três ambiciosos escaladores. Juarez Gustavo Soares, Giuliano Martins Santos e Cesar Saade formam a primeira expedição genuinamente capixaba que busca atingir o cume de 8.848m de altitude, situada na Cordilheira do Himalaia, na divisa entre o Tibete (China) e o Nepal. E o Gazeta Online vai acompanhar tudo de perto. Toda a emoção do desafio dos aventureiros em relatos, fotos e vídeos estará aqui na coluna Expedição Everest. 

Os amigos se despediram de Vitória no dia 28 de março. Fizeram uma viagem longa, de 12 horas, com escala em Doha (Catar) e depois mais cinco horas até Catmandu, capital do Nepal, onde já sentiram um choque cultural muito grande. A cidade é caótica em termos de trânsito e movimentação, mas as pessoas são extremamente gentis, amigáveis, cuidadosas com os turistas na maneira de querer receber bem. Foi uma surpresa positiva. Todo esse caos da cidade, no entanto, acaba sendo interessante também porque se ouve buzinas por todo lado, não tem semáforo, então vai todo mundo dividindo os espaços, as ruas, da maneira como pode.

Os primeiros dias dos escaladores foram para que eles pudessem fechar o check list final, comprar os últimos equipamentos e aproveitar para visitar alguns pontos turísticos de Catmandu. 

Escaladores formam a primeira expedição capixaba rumo ao Everest

Catmandu é uma cidade sagrada tanto para os budistas como para os induístas. Tem esse sincretismo religioso muito forte também. Mas tudo pareceu a eles de maneira muito respeitosa.

Nesta terça-feira (02), os capixabas tiveram um encontro com os demais membros da expedição para definir como será a rotina nestes próximos dias. Conversaram sobre os cuidados que devem ter de higiene, de saúde porque para a parte mais desafiadora da montanha isso será fundamental.

Na quarta-feira (3) os escaladores voam para Lukla, que está a 2.800 m de altitude. Depois eles descem o Vale do Cumbu e a partir daí iniciam o tracking de aproximação ao base camp, que terá em torno de 80km e será feito de forma suave, de quatro a seis horas de tracking, ora mais inclinado, ora mais plano.

Juarez Gustavo Soares, Giuliano Martins Santos e Cesar Saade não escondem a ansiedade para começar a jornada. Garantiram que estão bem fisicamente e psicologicamente. Agora é aguardar os próximos passos, desta vez já na montanha, para verem as surpresas e os encantamentos que vão ter pelo caminho.

Ver comentários